A Evolução dos Games – Super Mario

Evolução do Mario
Evolução do Mario

Quem não conhece Mario… Que Mario? 🙂

O personagem de video-game mais famoso do mundo. Sem dúvida o maior revolucionário e o salvador dos video-games. Em uma época em que a Atari havia falido e o interesse em video-games estava desaparecendo, o herói encanador surge para salvar o mundo, literalmente. A face da Nintendo é a face do Super Mario.

Mario - Nintendo
Mario - Nintendo

Abaixo, uma aula de história sobre Super Mario:

Mario, também conhecido como Super Mario (em japonês:マリオ; originalmente Jumpman), é um personagem fictício de videogame criado em 1981, por Shigeru Miyamoto, para a empresa Nintendo. Atualmente é o principal personagem da série Mario e é a mascote da Nintendo.

Geralmente o primeiro jogo de todo console lançado pela empresa é estrelado por Mario e seu irmão Luigi (exceto no GameCube, que teve um jogo estrelado só por Luigi, Luigi’s Mansion), e no Wii que teve um jogo da série Zelda (The Legend of Zelda: Twilight Princess). A série Mariojá tem mais de 184 milhões de cópias vendidas.

Conforme a sinopse de Mario, havia dois irmãos chamados Mario e Luigi que nasceram na Itália. Após vários anos, eles se mudam para o Brooklyn, em um quarto, e se tornam encanadores. Certo dia, desentupindo a banheira de seu casebre, eles foram “sugados” por um cano, indo parar no Reino dos Cogumelos, onde conheceram os outros personagens. Agora eles podem ir para o reino dos cogumelos e voltar para o Brooklyn quando quiserem.

Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado noPopeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado “Jumpman” (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namoradaPauline do gorila Donkey Kong. Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para “Mario”. O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome “Mario”. Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um Encanador (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.3). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador. É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.

Enfim, eu acredito que o Super Marfio foi o personagem que menos foi alterado ou reformulado durante todos esses anos. Ele é o personagem que sofreu menos alterações em toda a história. Sempre o italiano, com chapéu vermelho, macacão e bigode. Por outro lado, seu universo foi quem mduou muito esses anos. Desde Super Mario até Supeer Mario Galaxy, seu mundo somente se expandiu e ele continuou o mesmo Jumpman de sempre. Enfim, o clássico nunca fica ultrapassado.

Bignadaquasar, onde nada é cósmico e nada é clássico.

Por Akanadin.

4 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s