Dilema da Vila da Verdade e da Mentira

Dilema da Vila da Verdade e da Mentira.

Dilema da Vila da Verdade e da Mentira
Dilema da Vila da Verdade e da Mentira

Existe um velho enigma chinês que se trata de um jovem que está voltando para casa. Ele mora na Vila da Verdade, onde todas as pessoas dizem sempre a verdade. Obviamente, existe uma vila vizinha chamada Vila da Mentira, onde todas as pessoas sempre estão dizendo mentiras. O jovem retorna, após uma longa viagem, e se depara com uma bifurcação. Ele não se lembrava qual dela levava para sua vila, a Vila da Verdade. Então, ele vê um homem parado, entre a bifurcação, e ele decide falar com ele.

O homem diz: “Eu sou o guardião das duas vilas”. O rapaz responde: “Eu quero saber qual o caminho que leva para a Vila da Verdade”. O homem responde: “Eu poderia dizer-te, mas aviso-te. Todos os viajantes tem direito a apenas uma pergunta e nada mais. Talvez eu diga somente a verdade, mas também posso nunca dizer a realidade. “. O rapaz se prepara para perguntar, mas ele percebe uma coisa: Aquele era o guardião das duas vilas. Então, ele deve somente dizer a verdade ou somente mentir. Como saber?”. O rapaz pensa, pensa e ele decide qual pergunta fazer. Ele diz: “Em que direção fica sua vila!”. Ele aponta para esquerda. O rapaz toma essa direção sem hesitar. Se ele fosse da Vila da Verdade, estaria apontando para Vila da Verdade, mas se fosse da Vila da Mentira, estaria apontando para Vila da Verdade, pois sempre mentia. O rapaz chega então a Vila da Verdade.

O tempo passa e dois viajantes estão retornando para Vila da Verdade. Eles se deparam com aquela mesma bifurcação, mas dessa vez há dois guardiões. Eles dizem: “Todos os viajantes tem direito a uma única pergunta e nada mais. Ambos responderemos! Um de nós sempre diz a verdade. O outro nunca diz a realidade”. Um deles, lembra-se que certa vez um viajante passou por essa situação e ele diz: “Qual a sua vila?”. Ele aponta para o guardião da direita. Ambos apontam para esquerda. O viajante se prepara para tomar esse caminho, mas o outro o impede. “Se um deles sempre diz a verdade e o outro sempre diz mentiras, então é impossível saber qual o caminho certo. Se ele diz a verdade, o outro não poderia apontar para o mesmo lugar, pois estaria dizendo a verdade, mas ele somente pode mentir. Somente poderiam apontar para mesma direção se ambos mentissem. Se ambos apontassem para direções opostas, não saberiamos qual caminho era o certo sem saber qual diz a verdade e qual mente”. O dilema era terrível. Não era como a situação mostrada anteriormente.

Então os dois viajantes tomaram um caminho aleartório. Escolher um caminho aleartório era mais confiável que ser guiado por eles, mas igualmente perigoso. Se eles apontassem para mesma direção e eles tomassem a restante, seria tão perigoso quanto a outra, pois poderia ser mais um truque da charada. Enfim, não há verdades absolutas quando a lógica se equipara a sorte. Decisões aleartórias são mais confiáveis do que ilógica paradoxal. Talvez o que eu esteja dizendo não faça sentido. Não concorde, nem discorde, muito pelo contrário.

Bignadaquasar, onde nada é cósmico e nada é um dilema.

Por Akanadin.

Anúncios

Autor: Akanadin

Akanadin, o criador e dono do blog Mundo Bignada.

47 thoughts on “Dilema da Vila da Verdade e da Mentira”

  1. Na segunda história, a que tem dois guardiões, há um erro de lógica. Mesmo que houvesse 2, 3 ou 10 guardiões, a pegunta “Qual a direção da sua vila?” funcionaria perfeitamente, pois todos apontariam para a vila da verdade. Os guardiões que fossem da vila da verdade apontariam para ela, pois diriam a verdade. Os guardiões da vila da mentira também apontariam para a vila da verdade, pois só diriam mentiras.

    1. Exatamente! O mentiroso é da vila da da mentira, e o que fala a verdade é da vila da verdade, então se tu perguntar “Qual a direção da sua vila?” ambos irão apontar para a vila da verdade já que o da vila da mentira estará mentindo e dizendo que mora na vila da verdade e o que mora na vila da verdade também apontaria para o caminho da vila da verdade já que ele nunca mente 😀

    2. negativo… ele so pode fazer uma pergunta para um dos dois.

      “Qual a sua vila?”. Ele aponta para o guardião da direita. Ambos apontam para esquerda.

      o primeiro viajante pergunta “qual a sua vila” e o proprio viajante aponta para o guardiao da direito, ou seja, uma foi uma pergunta para um guardiao e os dois responderam

      nao ha erro de logica, e sim de sua interpretação

  2. Pensamento em linha certa, mas como uma pessoa que sempre mente e uma que sempre fala a verdade podem concordar?

    Se o mentiroso apontar para a mesma vila que o verdadeiro, como ele pode ser um mentiroso se está falando a verdade?

    Um pessoa que mente e outra que fala a verdade não podem concordar jamais.

    1. Simples colega, a pergunta é direcionada a cada um com argumentos diferentes. Se vc partisse do mesmo argumento, por exemplo: “onde o cara da direita mora”, as respostas seriam conflitantes, mas como vc pergunta a cada um onde ele mora, a resposta pode sim ser igual, pois são duas perguntas diferentes, entende ?

  3. Veja o exemplo abaixo:

    Tem dois caras e uma mulher. Um sempre mente e o outro sempre fala a verdade.
    Eu pergunto aos dois:”Qual de vocês é casado com ele?”. Então um aponta para si e o outro para ele. Como? Se o que mente apontou para si é casado com ela, o outro não poderia apontar para ele, pois sempre falaria a verdade. E vice versa.
    Se ambos apontarem para si, não resolve o assunto.

    Para essas perguntas, a opinião de duas pessoas polarizadas assim sempre resulta em um paradoxo ou aleartoridade.

    1. Seu argumento nao é valido,tente entender:
      os dois nao moram na mesma vila,se morassem entao seria impossivel de responder a questão:
      mas como eles moram em vilas diferentes a resposta tem obrigatoriamente que ser iguais,o da vila da mentira vai mentir e dizer que é da vila da verdade!o da vila da verdade vai falar a verdade e dizer que é da vila da verdade!entao eles sempre apontarão para a vila da verdade!

  4. Não creio que essa charada foi mal veiculada por mim.
    Lembre-se que não se sabe quem é o mentiroso e que é o sincero. Somente se sabe que um mente e o outro não.

    Poderia se fazer uma pergunta boba como:”Você tem cabelo?”, se um deles for carece, alguma pergunta simples que se descubra que mente e que não, assim fica fácil resolver a charada. 🙂

  5. Você ainda não entendeu a falha de lógica no seu raciocínio. Imagine que o número ZERO só responde a verdade. E o número UM só responde mentiras. Se você perguntar para os dois “Você é o zero?” ambos responderão “Sim, eu sou o ZERO!”. O ZERO dirá a verdade, que ele é o zero mesmo. O UM não dirá que é o UM, pois só mente, portanto dirá que é o Zero. Da mesma forma, os dois guardiões apontam para a cidade da verdade. Um mentindo e o outro dizendo a verdade. Entendeu agora? Espero ter ajudado. Abraços.

  6. Sua opinião tem sentido. A culpa é minha. Somente pode fazer uma pergunta a um deles apenas.
    Você está perguntando:”Qual a vila de cada um?”. Assim é fácil. Embora, eu veiculei a charada errado.
    Sorry. kkkkkkk!

  7. Só Alex aqui ta certo, num problema de duas pessoas onde uma só fala a mentira e o outro só fala a verdade é possivel sim fazer uma pergunta que aponte para o que quiser saber. A logica por trás disso é descobrir uma pergunta que faça com que essas duas pessoas “apontem” para uma só resposta.

    O problema seguinte acho que exemplifica o que falo:

    Duas portas (1 pro céu, 1 pro inferno), dois guardiões (1 só fala a verdade o outro só fala a mentira). Voce quer ir para o céu mas só pode fazer uma pergunta para UM deles cuja resposta teria que ser sim ou não.(1 tentativa só claro.) Como fazer essa pergunta?

    Chego em um guarda e pergunto: Se eu perguntar qua é a porta para o céu, o outro guarda irá apontar para aquela porta?(aponto para qualquer uma das duas portas)

    Se o guarda falar “sim”: eu entro na outra porta, se o guarda falar “não” eu entro na porta que eu apontei mesmo. Por que?

    1ª Hipotese: a porta que eu apontei é a do CÉU.
    O guarda da Verdade: diria que o guarda da mentira (NÃO) iria apontar para aquela porta.
    O guarda da Mentira: diria que o guarda da verdade (NÃO) iria apontar para aquela porta. (ou seja, mentiria xD )

    2ª Hipotese: a porta que eu apontei é a do INFERNO:
    O guarda da Verdade: diria que o guarda da mentira (SIM) iria apontar para quela porta.
    O guarda da Mentira: diria que o guarda da verdade (SIM) iria apontar para quela porta.

    Espero que alguem ae tenha paciencia pra ler isso tudo. 🙂

    1. Obrigado, você com essa respostas solucionou este problema que eu estava perdido:

      Você foi trancado numa sala por um mago e quer achar uma saída. A sala tem duas portas. Numa está a saída (e sua liberdade) e a outra sua morte. Em cada porta existe um guardião. Eles não impedirão de você abrir uma das portas. A sua única pista é o que o mago disse antes de trancá-lo: “Um dos guardiões peca por só falar a mentira, o outro tem a virtude de só falar a verdade. Escolherás um guardião, farás uma ÚNICA PERGUNTA e encontrarás a saída na inteligência de seu questionamento.” Sem saber qual é o guardião mentiroso e qual é o honesto descubra a pergunta que poderá libertá-lo.
      5 anos atrás Denuncie Detalhes Adicionais
      O OBJETIVO É SAIR VIVO DA SALA

      Veja abaixo fica mais facil visualizar a situação.
      —————-SAÍDA
      OPÇÃO 1:FALA VERDADE
      OPÇÃO 2:MENTE

      —————-MORTE
      OPÇÃO 1:FALA VERDADE
      OPÇÃO 2:MENTE

  8. Bom, como você foi o único que se deu o trabalho de discutir a charada depois de tanto tempo que eu a postei, te declaro o vencedor dela. Não vai ganhar nada, mas terá gratificação mental.

    Valeu mano. Vai na paz. XD

  9. Isso também poderia ser resolvido da seguinte maneira:
    Temos dois caminhos: o da direita leva à Vila da Verdade o da esquerda leva à vila da Mentira.
    Eu tenho olhos castanhos e pergunto a um dos guardas: De acordo com os meus olhos VERDES o caminho da esquerda é o da Vila da Verdade?
    Se ele disser SIM devo pegar o caminho da direita porque ele está mentindo sobre a cor de meus olhos(eu tenho olhos CASTANHOS)
    Se ele disser NAO devo pegar o caminho da direita porque ele viu que meus olhos não são VERDES, portanto fala a a verdade

    1. Não funciona amigo. Vc acrescentou muitos argumentos a sua hipotese. O que acontece, ele pode dizer nao porque seus olhos sao castanhos, não necessariamente porque a porta é a da direita, entendeu ? Quando vc acrescenta mais de uma premissa, qualquer uma que seja falsa poderá influenciar na resposta não necessariamente indicando que todas sejam.

  10. pra questão do céu tem outra resposta:
    se eu perguntasse: pessoas como você costumam ir pra onde?
    Os dois apontariam para o céu pois..
    Mentiroso- iria mentir e apontaria para o céu
    Verdadeiro- falaria a verdade e apomtaria para o céu

    ^^

    1. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre TAM de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que TAM venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele TAM não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

  11. No caso do segundo dilema, bastaria perguntar a um dos dois “Se eu perguntar ao outro por qual caminho você veio o que ele ira responder” e seguir pelo caminho oposto ao qual ele indicou pois após se perguntar passar primeiro pelo da mentira a resposta ficara o caminho errado e o da verdade por consequencia ira fala a verdade a pontando o caminho errado pois como eu perguntei qual seria a resposta do outro ele vai falar que a resposta do outro e aquela mesmo sendo mentira, agora se a pergunta passar primeiro pelo da verdade ele ira dizer o caminho correto, porém ao passar pelo da mentira a resposta ira ficara o caminho errado, por isso deve-se seguir o caminho oposto.

  12. A hipótese do Victor não fas sentido pq a pergunta foi ”qual é a porta para o céu” , mas a resposta teria que ser ”sim” ou ”não”, então a resposta não teria sentido para a pergunta.

  13. ‘Se o mentiroso apontar para a mesma vila que o verdadeiro, como ele pode ser um mentiroso se está falando a verdade?’

    Como assim ele esta dizendo a verdade? se ele esta apontando para a vila de verdade, mas não é dela, como ele pode estar falando a verdade?

    Na verdade eu ja entendi oq aconteceu, vc esqueceu de um pequeno detalhe na hora de escrever a charada.
    Mas eu quero ver se vc decobre, uma dica: tem haver com a pergunta.

  14. Só era perguntar a um ou ao outro se poderia entrar . Se voc~e perguntasse ao guardião do ceu como ele só diz a verdade ele diria que pode entrar. e o guardião do céu diria que não pode entrar porque ele só fala mentira

  15. muito errado o alex erreou o vitor ta certo e a questão poderia sim ser imcorporada a das estradas tambem.

    fija q vc é um dos viajantes e faça a pergunta a qualquer guarda.
    se ele disser sim vc entra nessa mesma se ele disser não entra na outra.

    vlw victor precisava dessa resposta, pergunta ou sei lá o que é.

    🙂

  16. olha a pergunta seria assim, vc acorda e ce ve preso em uma cela, tem dois guardas mudos, um em cada porta de saida, um só mente, outro só a verdade, vc tem o direito d sair, mais uma porta leva para a morte outra para a liberdade, vc só pode fazer uma pergunta, para um só guarda, mais vc não sabe quem é o mentiroso, oque perguntaria? R: Qual porta o outro guarda diria para eu ñ escolher. o mentiroso apontaria para a porta certa.

  17. Acho que sei comoevitar o paradoxo: se eles disseram qambos responderiam, devem ter ignorado quando o viajante apontou para apenas um deles, e tomaram os dois a pergunta para si. Tendo dito isso, de fato, se um mentisse e o outro dissesse a verdade, não haveria como ambos ampontarem para o mesmo caminho. Portanto, a possibilidade que evita o paradoxo é a seguinte: ambos eram da Vila da Mentira, mentiram ao dizzer que um deles dizia a verdade e mentiram ao dizer que moravam na Vila da esquerda, sendo, portanto, esse o caminho da Vila da Verdade.

    1. “Se um mentisse e o outro dissesse a verdade, não haveria como ambos apontarem para o mesmo caminho”
      Será que está difícil o povo entender a charada? Existe sim a possibilidade do os dois apontarem para o mesmo caminho.
      Antes de mais nada entendam uma simples coisa: ELES SÃO DE VILAS DIFERENTES.
      Se o cara perguntar: “qual é a sua vila?”, o guardião que mente irá apontar para a vila de verdade pois ele NÃO É DA VILA DA VERDADE (ou seja, ele está mentindo) e o guardião que diz a verdade apontará para a vila da verdade pois ele É DA VILA DE VERDADE (ou seja, ele está dizendo a verdade). E como só existe UM caminho que leva para a vila da verdade, os DOIS guardiões apontarão para a vila da verdade.
      Só seria impossível os dois apontarem para o mesmo caminho se a pergunta fosse: “Qual o caminho para a vila da verdade?” pois o que mente iria apontar para a vila da mentira e o que diz a verdade iria apontar para a vila da verdade.

      1. Se ambos apontarem para o mesmo caminho significa que os dois estão mentindo! Os dois disseram as mesmas coisas, que um só diz verdades e o outro só mentiras certo? Essa frase muda tudo, como pode alguem que só mente e outro que só fala a verdade concordarem em algo? não é lógico. O certo é os dois mentirem ou os dois falamem a verdade.

  18. PESSOAL ISSO É MUITO FÁCIL… A PERGUNTA QUE SE COLOCA A UM DOS DOIS GUARDIÕES É A SEGUINTE.
    “SE EU PERGUNTAR AO TEU COLEGA QUAL O CAMINHO PARA A VILA DA VERDADE, QUE CAMINHO ELE IRÁ-ME DIZER?”

    SUPONDO QUE O CAMINHO DA VERDADE É O CAMINHO (A) E O DA MENTIRA É O CAMINHO (B).

    1 – SE ELE PERGUNTAR AO GUARDIÃO QUE DIZ SEMPRE A VERDADE, ELE IRÁ RESPONDER QUE O GUARDIÃO DA MENTIRÁ IRÁ DIZER O CAMINHO (B).
    2 – SE ELE PERGUNTAR AO GUARDIÃO QUE DIZ SEMPRE A MENTIRA, ELE IRÁ RESPONDER QUE O GUARDIÃO DA VERDADE IRÁ DIZER O CAMINHO (B) PORQUE COMO ELE É MENTIROSO VAI MENTIR NOVAMENTE.

    ENTÃO TEM QUE ESCOLHER O CAMINHO (A).

  19. a resposta é: perguntar para um guarda, qual caminho vc acha que o outro guarda me diria?, se for o da verdade ele vai apontar para o caminho errado, se for o da mentira ele tambem vai apontar pro errado, já que o outro da verdade iria dizer o certo, assim os dois iriam apontar para o mesmo, e então é só ir para o caminho oposto.

  20. Galera isso é muito simples.
    supondo que os guardiões fossem carecas, um só fala a verdade e o outro só fala mentira. Você poderia perguntar assim para qualquer guardião.
    Você é careca?

    Guardião da verdade: falaria que sim, pois so falaria a verdade, aí era só pegar seu caminho.

    Guardião da mentira: falaria que não, pois só falaria a mentira, aí era só pegar o outro caminho.

  21. A pergunta correta para qualquer um dos dois seria

    Qual caminho leva a vila q mais combina com sua personalidade?

    O da verdade iria apontar para a verdade e o da mentira tambem

  22. Olá pessoal. Se um deles fala a verdade, se perguntássemos a ele ele apostaria para o caminho certo. Então ele não é necessário na charada, tanto faz ele existir ou não. Então ele pode ser retirado da charada porque não altera a ordem da resposta. Quanto ao outro, caímos no primeiro caso, perguntando a ele de onde vem ele sempre mentirá, isto é, apontará para o lado que queremos. Simples, os dois sempre apontarão para o mesmo lado, mesmo que ambos fossem mentirosos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s