Superman – Alone in the Darkness II

Superman - Alone in the Darkness II
Superman - Alone in the Darkness II

“Quero deixar bem claro que as palavras abaixo não estão aí para serem consideradas como a verdade absoluta, mas sim como a opinião deste que vos escreve. Digo isso pra tentar evitar um mimimi dos infernos. Essa é a proposta dessa merda. Só alguém dando palpite sobre algo aleatório, nada demais. =)

Superman. O personagem mais overpower e talvez um dos mais cretinos das grandes HQs, e tudo porque pouquíssimas vezes foi bem aproveitado.

Se você é fã do personagem, e a partir das próximas linhas resolver que vai despejar todo o seu conhecimento sobre o personagem, por gentileza, queira foder-se. Nada vai mudar o fato de que Superman como o conhecemos é um personagem com um grande potencial, mas que no final das contas, é tosco.

Por que eu acho isso? Pelo simples fato de que eu nunca tive aquela vontade de relar numa HQ do Superman. Lembro de ter lido uma emprestada da Morte dele, e ficou por isso mesmo. Todo aquele burburinho e não captou a minha atenção. Vi mais sobre a história na época jogando a adaptação pra Mega Drive.

Eu sei que o Superman é realmente poderoso, com uma fraqueza monga (uma pedra verde), mas que no fundo ele é mais que isso. Ele tem que ser mais, foi o primeiro super-herói da forma como concebemos esses personagens. Ele tinha que ter mais nuances de caráter, mas não. Ele sempre é apresentado como o bastião da justiça, lei e bons costumes. Um escoteiro com capinha, ao invés daquele lencinho comprometedor.

Pra não falar que em nenhum momento eu me interessei pelo personagem, cito as graphic novels Reino do AmanhãRed Son .Na primeira, ele aparece como um ser que toma consciência da sua condição de semi-deus, e ao invés de continuar o mesmo, começa a se sentir superior aos outros. Li apenas trechos da história, mas ali você vê um lampejo do que ele poderia ser. Um personagem de verdade, e não só um símbolo.

A outra história cria uma reviravolta, mudando a origem dele. Ao invés de cair no interior dos EUA, cheio de seus valores e bons costumes, cai na União Soviética e acaba lutando ao lado de socialistas. Essa eu nunca li, mas sempre tive vontade por ouvir falarem ótimas coisas sobre ela, e por mostrar um jeito diferente do personagem.

Ambas as histórias chamaram a minha atenção pelo fato de que resolveram pegar o que todos conhecem sobre o personagem, e tentar trazer algo novo, inovar. Excluo aqui a participação do Superman em The Dark Knight Returns, pelo simples fato que ali só dá pra torcer que ele tome um cacete do Batman. Ele é um herói, você teria que torcer por ele, não vibrar quando ele toma uma sova. =D

OS FILMES DO SUPERMAN


É aqui onde eu queria chegar. Graças ao aparente temor que os responsáveis pelas HQs, digo aqui que os filmes do Superman (excluindo os dois primeiros, pois ambos têm o seu valor) são chatos. Sim, filmes que não te empolgam da maneira como deveriam.

O primeiro é legal, e deve ter sido realmente foda na época, pois mostrava um personagem das HQs sendo mostrado com certa fidelidade no cinema. O segundo mostra pancadaria como nos quadrinhos, dentro das limitações técnicas da época. Os outros dois filmes são dispensáveis, e então chegamos na versão de 2006.

Tal versão é zoada porque, ao tentar imitar o clima dos filmes dos anos 70, acabou fodendo com uma oportunidade de ouro. Veja bem, o mundo era diferente nos anos 70. Batman era um gordo de malha cinza na TV, e o público se divertia com as histórias da Marvel, que mostravam personagens com problemas “reais”. Inclua algumas guerras, o medo de uma eminente guerra nuclear, e a mentalidade das pessoas era diferente.

Um filme do Superman naquela época, da maneira como foi feito, foi perfeito. Era um personagem que representava o que as pessoas queriam ver naquele momento. Um salvador para os seus problemas.

Já nos anos 20xx, principalmente após os ataques de 11 de setembro, o mundo inteiro não precisava mais de um salvador. O receio de que a qualquer momento, uma merda foda poderia acontecer, todo mundo precisava de algo que mostrasse que mesmo depois de tomar porrada, pode se levantar. Em 2002, com o lançamento de Homem-Aranha nos cinemas, mais uma vez um filme conseguiu empolgar a todos. Talvez por isso eu considere o filme do Homem-Aranha o “Superman” da nossa geração. Por mais que tenha gente que não goste do filme, reconhece a sua importância.

Em Superman: O Retorno, ao tentar “emular” o clima e estilo do primeiro filme, trazendo um Superman que ainda respondia àquela mentalidade do público do filme da década de 70, ele não conseguiu fazer com que a audiência se importasse com a história. Não que o filme seja uma completa bosta, mas é longe de ser foda.

Mas então, como diabos um filme do Superman funcionaria? Simples, façam algo novo. Veja o exemplo da nova cinessérie do Batman. Os elementos principais ainda estão lá. A maneira como eles são apresentados, e como alguns personagens reagem a eles é que fizeram a diferença.

Mostrem um Superman que não é perfeito. Que tem dúvidas, conflitos internos, e que algumas vezes, arrepia inimigos de verdade na porrada, e não frustar um plano imobiliário caótico, vindo diretamente da mente careca de um provedor de amor e prazer para a terceira idade.

Superman - Nicolas Cage
Superman - Nicolas Cage

Coloquem um ator que tenha porte de Superman/Clark Kent no papel, como John Hamm, da série Mad Men. O cara É o Superman. É só olhar pro maldito. Não cometer erros bizarros, como contratar um Nicolas Cage para o papel principal. Pensa que é loucura? Veja aí embaixo uma imagem que está circulando na internet (que não se sabe se é verdadeira) do próprio no uniforme, na época que ele estrelaria a versão do diretor Tim Burton.

Uma Lois Lane que mostre inteligência, sagacidade, e talvez até um pouco de sensualidade (afinal de contas isso é sempre bom). Um palpite seria, sei lá, a Rachel Weisz (vocês conseguem imaginar melhor).

Façam uma história que realmente mostre do que o Superman é capaz, e não só um onde ele soca um aqui, voa, se faz de besta como Clark, voa de novo. Tudo indo se repetindo até o climax, onde o Superman resolve a parada, dá uns socos ali, voa e sai faceiro.

Existem histórias que podem ser contadas, talvez até mesmo nas HQs que eu nem leio, mas acima de tudo, não ter medo de fazer algo diferente. Não estou falando de colocar um filho bastardo dele na jogada, mas algo que acrescente ao mito. Algo que possa fazer todo mundo falar “O Superman é realmente foda”. Eu quero um dia poder falar isso. Hoje, eu só falo que ele é um cara com alguns poderes legais e a maneira mais cretina já inventada pela humanidade de se esconder uma identidade secreta. PQP, óculos? MESMO? =D”

Fonte:

http://judao.mtv.uol.com.br/cinema/ranting-the-nerd-world-one-topic-at-a-time-superman-no-cinema/

Por muitas vezes eu concordo com o que o site Judão escreve, outras vezes eu discordo, mas dessa vez eu concordo totalmente. Esse texto expressa muito bem como eu me sinto.

Superman – Returns é um lixo. É já vi um otário dizendo: “Não! Não! É uma homenagem ao filme clássico dos anos 70”. Homenagem é o cacete! Aquele Superman não existe mais desde a Crise nas Infinitas Terras, ou seja, a própria DC destruiu aquele Superman. Não existe mais o Superman que empurra Saturno com as mãos e desmaia com uma pedrinha verde nas mãos de um carequinha doido. Não existe mais o Superman que destrói galáxias com um espirro e perde para um simples feitiço de um bruxo. O Superman precisa se atualizar. Senão, ele sempre vai apanhar do Batman.

Enfim, Superman – Returns não é o retorno do maior herói de todos os tempos, é o enterro dele.

Para ler Superman – Alone in the Darkness I, clique no link abaixo:

https://bignadaquasar.wordpress.com/2009/08/16/superman-alone-in-the-darkness/

Bignadaquasar, onde nada é cósmico e nada é o homem de cueca e capa.

Por Akanadin.

Anúncios

16 comments

  1. muito foda esse texto… nunca curti o Superman, por ele ser muito certinho. Por isso sou fã do Morcegão XD

    O Super tem que se aposentar, pq o cara q tem tantos poderes e segue o jeito ‘patriota’ de ser, não da certo… Até o Capitão America é um maluco vez e outra. (Civil War tensa ;D)

    Melhor momento do Superman é quando ele toma uma sova linda, apanha de cano e ainda toma aquela ‘o unico que pode morrer e voltar sou eu’… do LOBO! Sem Kryptonita Rá!

    Uma duvida… o Super vem de Krypton… ele tem fraquesa a Kryptonita, sendo que a pedra verde é parte do planeta dele… ou seja, ele é alergico a ele mesmo?!

    ahuahua outra nota, Superman na verdade começou como um vilão espacial que vem a terra pra escravisar a todos… a HQ n rendeu – parou na 1° edição mesmo – e ai ele virou o escoteiro, que na epoca, usava toda a força e mesmo não mostrando, ele matava os vilões.

    http://herosgame.wordpress.com/

  2. Realmente. Na Era de Ouro, tanto o Superman quanto o Batman matavam. Inclusive, Bob Kane pretendia matar o Coringa na primeira edição, mas a DC interviu e não permitiu.
    O problema do Superman é que ele foi reformulado tantas vezes e mesmo assim ele continua um bundão.
    O John Byrne até tentou consertar o Superman, mas logo estragaram ele de novo.
    A verdade é que ninguém sabe o que fazer com o Superman. Igual ao Quarteto Fantástico, o Superman precisa de um novo gás, um novo destino.
    No caso do Quarteto, uma história de Ficção Cientifica muito bem bolada resolveria. Para o Superman, creio que também.
    Veremos.

  3. O Superman é um bom personagem, mas as histórias que ele pode proporcionar são limitadas.
    Todo personagem super-mega-owerpower peso pesado tem esse problema. Os personagens mais bem trabalhados desse tipo são os Cósmicos da Marvel. Thanos, Surfista Prateado, Galactus, etc…

    Veja o Darkseid da DC. Ele é um bucha. Transformaran o que deveria ser o mais foda da DC em um bucha que apanha do Batman.

  4. Deviam fazer um filme com Brainiac, depois com Darkseid, depois Apocalipse.
    O Cadmus também seria interessante. Poderiam usar o Zod de novo. A Zona Fantasma podia ser mais explorada.Se fizerem um filme focado na ficção cientifica e trabalharem o Superman como Kriptoniano do que patriota, ficaria muito mais interessante.

  5. Frases como aquela em Superman Returns:”Espero que essa experiência não tenha afetado a confiança no transporte aéreo de vocês. Estatisticamente, é modo de viajar mais seguro”.
    P*** Merda! Essa foi pra sair do cinema. Muito constrangedor. Mais constragedor do que o Bat-Repelente de Tubarão.
    🙂

  6. Cena classica do Batman dando porrada em um Tubarão de Plastico ou correndo com uma bomba no porto não existe ahuahauha Batman 60’s ruleia.

    Quanto aos mega vilões dos HQ’s do Super, como Brainiac e Doonsday, seria legal… antes de terem feito a cagada que foi em Smallvile.

    Doonsday caiu na terra junto com o Super, o cara é um ‘humano’ e se transforma no monstro? Ridiculo!

    Vamos esperar o filme do LOBO!!!! Esse sim vai ser muito bom ou um fracasso total

  7. Adam West é onda.XD

    Quanto ao Lobo, não conheço muito dele, mas ele é doido. Preferia ele num filme do Superman do que num solo, mas se fizerem um bom roteiro tudo bem.

    Falando nisso, parece que agora vai sair o filme do Lanterna Verde. É meio óbvio que o vilão será o Sinestro. É bom um filme do Lanterna para dar um tempo de Batman.
    Trama policial para trama espacial fará bem para nosso humor.
    🙂

    • não sei se foi aqui no Big Nada, mais li q o Superman n vai ganhar mais filmes… seco a fonte XD

      Filme que deve ser foda mesmo é o do Thor, e depois vem Capitão America e por fim, os Vingadores, com Homem de Ferro, Homem Aranha, Capitão America, Thor e Hulk hauahuahuaa.

      o LoBo vai ser foda, pq a historia dele é incrivel… com 6 anos ele matou metade do planeta natal e com 7 o resto. A unica fraquesa dele são golfinhos rosa espaciais… ele adora coisas bonitas, mais mata todo o resto.

      Ele já teve cancer no pulmão, morreu e foi pro inferno, o diabo recusou ele e até Deus deu um pé na bunda do cabra… ai ele volta pra Terra e descobre q o Super volto a vida, ai ele fica puto e soca o escoteiro XD

      Filme do Venon q vc disse, tem 2 roteiros escritos, só falta escolherem aquele babaca que fez o Venon do Emo-Aranha 3

  8. Tem Marvel e Dc tem porrada de personagens bem piores que esses.
    Sr Cerebro, uma lagarta inteligente, inimigo do Capitão Marvel.
    Homem-Javali, herói caminhonheiro, da Marvel.
    Maverick, Jubileu, Aquarius, Cabeça de Ovo, Cabeça de Martelo e muito outros!!

  9. ”O Super tem que se aposentar, pq o cara q tem tantos poderes e segue o jeito ‘patriota’ de ser, não da certo… Até o Capitão America é um maluco vez e outra. (Civil War tensa ;D)”

    Como falar tanta besteira, cores do Superman é baseada na bandeira do Planeta Kripton.
    Amarelo, Azul e Vermelho.

    • Tah loco? É por isso que os Marvetes não respeitam a DC.
      SUPERMAN É O PERSONAGEM MAIS PATRIOTA DE TODOS!
      Ser ingênio é foda. A DC te pegou. Não que o que disse seja mentira, mas o Superman é uma figura amarecana, mesmo que tentem disfarçar.

  10. Lanterna verde original tinha fraqueza a madeira.
    Mulher-Maravilha possui fraqueza se amarrada pelo laço mágico.
    Lanterna Hall, fraqueza qualquer coisa amarela.
    Goku tem fraqueza kriptonianos.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      .
      .
      .
      Já tá sem o que inventar? Fraqueza a Kriptonianos? Mas foi engraçado.XD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s