Crítica: Valsa com Bashir

Valsa com Bashir
Valsa com Bashir

“Em 14 de setembro de 1982, o presidente do Líbano, Bashir Gemayel, eleito apenas três semanas antes, foi alvo de um atentado na sede de seu partido. Atordoados pela morte de seu líder e sedentos de vingança, soldados da milícia falangista (cujo fundador fora Pierre Gemayel, pai de Bashir) atribuíram a responsabilidade pelo assassinato aos palestinos ainda residentes em Beirute, muito embora não houvesse qualquer confirmação desse fato. Dois dias depois, eles invadiram os campos de concentração de Sabra e Shatila, ao sul de Beirute, no Líbano, e pelos três dias seguintes, massacraram centenas de homens, mulheres e crianças. Dependendo da fonte consultada, o número de mortes varia entre 700 a 3000 pessoas.”

Esta é uma pequena aula de história, que devo dizer não era de meu conhecimento quando assisti a esse filme a dois dias atrás.

Valsa com Bashir é um filme cru, real, forte. Muito forte mesmo. Se você pensar no início e no meio do filme, verá um filme de animação série. Aliais, não confere dizer até o meio. Até o fim você pode assistir a uma animação série. Este é um filme de guerra. Sangue espirra quase sempre, mas este também é um filme poético. Há cenas bonitas com textos bem escritos.

O filme é sobre um soldado que perdeu a memória e ele viaja perguntando a outros soldados e pessoas que estavam na guerra sobre o que aconteceu. Então o filme é narrado por essas pessoas que contam suas histórias para que o soldado recupere a sua memória. Devo dizer: Quando ele recupera a memória, isto acontece verdadeiramente só no final, a cena a forte. Muito forte. Este filme tem um final mórbido, mas 100% fiel a realidade, afinal é a realidade literalmente na tela.

Nota 9,0 para o filme.

Bignadaquasar, onde nada é cósmico e nada é Valsa.

Por Akanadin.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s