A Evolução dos Games – Fox

Star Fox
Star Fox

Se podemos dizer que há um game pretensioso na Nintendo. Não no sentido de mudar nossas vidas, mas de revolucionar a tecnologia em gráfico de games, este foi Star Fox. Esta franquia já nasceu determinada a ser grande e conseguiu. Fox, obviamente uma raposa, é um personagem que em poucos passos ganhou destaque na Nintendo e em poucos anos entrou na categoria de clássico. Verdade esse que com apenas dois jogos, o personagem Fox foi incluido no Smash Bros, franquia que reuni todos os medalhões da Nindtendo como Mario, Link, Kirby e Samus, etc… Saiba mais sobre Star Fox abaixo:

Star Fox (em japonês: スターフォックス Sutā Fokkusu?) é uma popular franquia de vídeo games do gênero shooter ao mais puro estilo matamarcianos, produzida e distribuída pelaNintendo.

A série consta de 5 jogos até o momento distribuídos nos seguintes consoles de Nintendo:Super NintendoNintendo 64GameCubeNintendo DS.

Sistema de jogo

Cada jogo tem sua própria história, que se vai desenvolvendo em fases. O principal objetivo de cada fase é destruir a maior quantidade de inimigos possível, obtendo certa pontuação por cada um derrubado. O veículo principal será a nave Arwing, mesmo que outras vezes se poderão usar outros veículos, como o tanque Landmaster. Os veículos têm diferentes características: velocidade, uso, disparo,…

As fases se desenvolvem com certa linearidade, pois desde que se começa até o final não podemos girar a nave por outros caminhos diferentes ao que marca a tela. A maioria de fases têm um chefe final, bastante grande e mais resistente que os outros inimigos, o qual costuma ter alguns pontos débeis que devem ser aproveitados.

Na tela, sempre aparece uma barra de vida, que quando se esvazia, se perde uma vida e se deve reiniciar a missão, pois o veículo foi destruído; o número de bombas das que se dispõe; um radar que indica as posições de amigos e inimigos; e um ponto de mira que servirá ao jogador para apontar aos inimigos e que é principalmente o que se pode movimentar.

Durante as missões se ouve mensagens de certos personagens, a maioria de integrantes da equipe Star Fox, que necessitam da ajuda do jogador porque estão sendo perseguidos, dão pistas, reorganizam a missão ou, simplesmente, conversam para dar certo realismo à ação.

Este é o sistema de jogo da saga a grandes rasgos. Para conhecer mais detalhadamente este aspecto, visitar cada jogo separadamente.

Star Fox foi um dos jogos de Super Nintendo a utilizar o chip Super FX.

Jogos

Os principais jogos da série são:

Em minha opinião e de grande maioria dos gamers, o Star Fox que mais revolucionou, aquele que consagrou a franquia, aquele que impressionou gente de mais até e aquele que guardo até hoje o cartucho em bom estado a mais de 10 anos foi obviamente o épico: Star Fox 64.

Star Fox 64
Star Fox 64

Star Fox 64 (em japonês: スターフォックス64 Sutā Fokkusu Rokujūyon?), também conhecido como Lylat Wars na EuropaOceania (devido a problemas com direitos autorais). Ele foi lançado em 27 de Abril de 1997 no Japão, em 1º de Julho de 1997 naAmérica do Norte e em 20 de Outubro de 1997 na Europa e na Austrália. Depois, ele foi importado ao console exclusivo da China iQue Player em 21 de Novembro de 2003. Além disso, ele foi planejado como um remake do jogo original Star Fox[1].

Muitos aspectos deste jogo foram reaproveitados no projeto Star Fox 2, que seria lançado para o Super Nintendo mas foi cancelado pelos desenvolvedores, visto que o Nintendo 64 já estava quase chegando ao mercado. Star Fox 64 foi o primeiro jogo do Nintendo 64 a se utilizar do Rumble Pak[2], acessório que faz o controle tremer.

trilha sonora de Star Fox 64 foi composta por Kōji KondōHajime Wakai. Algumas músicas deste jogo foram utilizadas novamente em outros jogos da franquia.

Jogabilidade

Em Star Fox 64, o jogador controla um dos veículos pilotados por Fox McCloud, geralmente uma Arwing, que segue uma trajetória fixa, normalmente para frente. O veículo controlado pode realizar manobras ao redor da tela a fim de desviar dos obstáculos e atirar comcanhões de laser nos inimigos que se aproximam.[3] Todos os veículos, exceto o Blue Marine, também podem carregar o seu canhão de laser para liberar um poderoso tiro perseguidor.

Além da progressão contínua a que se submete o jogador, afinal a nave não pode parar estando sempre em movimento, algumas fases e chefes possuem o “all-range mode” (cuja tradução seria modo de longo alcance), em que há liberdade para ir e vir dentro de uma área delimitada.[3] Ao se chegar à margem da área pré-definida a nave irá impreterivelmente fazer um loop e retornar, manobra conhecida comoImmelmann), chamada no jogo de “U-turn”, termo equivalente a “retorno” nos sinais de trânsito.

Em Star Fox 64 as personagens recebem voz, ao invés de “falarem” através de múrmurios sem sentido como no jogo anterior. No entanto, as “vozes” do jogo original, referidas à “Lylat” no menu de opções de línguas, podem ser ativadas na versão PAL, apesar disto não ser possível na versão Japonesa ou Americana NTSC. O jogo utiliza o diálogo muito mais do que o original e, juntamente com seqüências cinematográficas, acelera o passo da narrativa, tornando-a um pouco mais verossímil e interessante. Esse diálogo também tornou-se motivo de chacota, principalmente devido a frases que se repetem diversas vezes ao longo do jogo.

Novidades

Entre as novidades introduzidas pelo jogo está o diálogo viva-voz entre os personagens, que veio substituir as legendas do jogo antigo. Outra inovação foi o caráter indefinido na mudança de fases: ao invés de seguir um caminho só, o jogo pode tomar rumos diferentes caso uma ou outra tarefa seja ou não cumprida.

O jogo apresenta pela primeira vez na série a equipe Star Wolf, alter ego malígna dos mocinhos, a equipe Star Fox.

Finalmente, para o jogo não ficar enfadonho e com poucas missões, foi adicionado um objetivo a mais: cada fase garante medalhas ao jogador ao se abater determinado número de inimigos, chegando com a nave intacta ao fim dela. São números difíceis de se alcançar, diga-se de passagem. Uma surpresa é revelada quando se consegue todas as medalhas.

Considerado pela maioria dos fãs o melhor jogo da franquia Star Fox.

Enredo

O cruel cientista Andross foi mandado para o exílio no planeta deserto Venom, expulso de Corneria. Um dia, algo estranho é detectado em Venom, e uma equipe de pilotos é mandada para lá investigar. Integram o time Pigma DengarJames McCloud (pai de Fox, o protagonista da série) e Peppy Hare. Quando chegam a Venom, Pigma os trai enquanto James é capturado, e Peppy consegue escapar e voltar para Corneria (o caminho Vermelho no jogo, a nave de James aparece na última fase para ajudar Fox a escapar da explosão ).

Uma nova equipe é formada pelos pilotos Fox McCloud (o jogador), Falco LombardiSlippy ToadPeppy Hare. Fox é a última esperança de Corneria para pôr um fim nos planos insanos de Andross e assegurar a paz no sistema solar de Lylat.

Uma diferença significativa deste para o jogo original é que a equipe de Star Fox, embora mercenários em ambos, já dispõe de todas as naves (incluindo a nave-mãe) necessárias, enquanto no primeiro eles são recrutados para serem pilotos de Corneria.

Trivia

Star Fox 64 contém algumas referências a outros trabalhos, principalmente filmes:

  • Música de abertura – Assemelha-se muito à música de abertura do filme Jurassic Park, composta por John Williams;
  • Katina – Nesta fase as naves inimigas se parecem muito com as naves alienígenas do filme Independence Day;
  • Katina – Ainda nesta fase, a nave-mãe se assemelha à nave-mãe de Independence Day;
  • Aquas – Nessa fase, em certo ponto, Peppy diz: “I’ve got a bad feeling about this.”, como Han Solo diz em Star Wars Episode IV: A New Hope;
  • Cenas finais – A seqüência final do jogo, quando a equipe Star Fox adentra o hall com soldados enfileirados ao seu lado se parece com o fim do filme Star Wars Episode IV: A New Hope;
  • Sector X – O “rosto” do chefe da fase (a procurada “secret weapon”) é uma referência ao computador HAL, de 2001: uma odisséia no espaço;
  • Sector X – Ainda sobre o chefe: durante a batalha ele diz “Where is the creator?” – uma referência ao 1º filme de Star Trek.
  • Fortuna – O aspecto geral da fase faz referência à Hoth, planeta de Star Wars.

Veja o outros A Evolução dos Games – Heróis em:

https://bignadaquasar.wordpress.com/2009/08/22/a-evolucao-dos-games-donkey-kong/

https://bignadaquasar.wordpress.com/2009/08/23/a-evolucao-dos-games-super-mario/

https://bignadaquasar.wordpress.com/2009/08/24/a-evolucao-dos-games-link/

https://bignadaquasar.wordpress.com/2009/10/05/a-evolucao-dos-games-megaman/

https://bignadaquasar.wordpress.com/2009/10/15/a-evolucao-dos-games-sonic-the-hedgehog/

Bignadaquasar, onde nada é cósmico e nada é Star Fox.

Por Akanadin.

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s