As Eras do Cartoon Network

As Eras do Cartoon Network.

Cartoon Network
Cartoon Network

Era Checkerboard (1992-1997)

O logotipo original do Cartoon Network, utilizado nos Estados Unidos, de 1 de outubro de 1992 a 14 de junho de 2004, e no Brasil, de 30 de abril de 1993 a 31 de dezembro de 2004.
Nessa era do canal, haviam quadrados em forma de xadrez em seus bumpers. Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas pretas à latinhas de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye). No final formavam a palavra “Cartoon Network”.

Era Powerhouse (EUA: 1997-2004, BRA: 1998-2004)

Nesta era, os bumpers deixaram de possuir quadrados e passaram a ser cenas de desenhos normais. O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante os bumpers e promos do canal.

Era City (EUA: 2004-2006, BRA: 2005-2010)

Em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos da América, o canal reformulou seus bumpers para a imagem de uma cidade como se todos os cartoons morassem juntos em um mesmo lugar. Mudou também seu logotipo que antes dizia “Cartoon Network” e passou a dizer apenas “CN”. No Cartoon Network Latin America, que inclui o Cartoon Network Brasil, a Era “City” estreou em 1 de janeiro de 2005.
No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a noticía da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: “Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons e Tom and Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta”.

Era Yes! (EUA: 2006-2008)

Nesta era, apareciam vinhetas com o fundo vermelho que eram, na maioria da vezes, de Fred Fredburger ou de Queijo. No final, uma voz dizia “Cartoon Network” e Fred Fredburger dizia o slogan “Yes!”

Era Noods (EUA: 2008-2010, BRA: 2010-presente, como Toonix)

Em 14 de julho de 2008, foi iniciada uma nova era no Cartoon Network. O plano de fundo branco, os personagens desta identidade visual, são chamados de Noods, um boneco de aparência semelhante a Munny do Kidrobot. Os Noods, por vezes, assumem a forma de personagenss do CN, como Chowder ou Flapjack e ainda podem mudar de cores.
Em 7 de Agosto de 2010, o Cartoon Network América Latina passou a usar uma identidade visual semelhante aos Noods, porem os bonecos tem um formato diferente, similar a dos bonecos do site do canal, e são chamados de Toonix. As vinhetas mostram eles num jogo de futebol, o que acaba se adaptando a realidade latinoamericana, por ser o esporte favorito da região.

Era Check It! (EUA: 2010-presente)

Em 29 de maio de 2010, o canal ganhou uma nova postura para que se aproxime também do público adolescente, devido a entrada de programas em live-action na programação, como Unnatural History. E como consequência, a marca foi renovada pela segunda vez. Ela continua enfatizando as letra C e N, mas os dois quadrados não tem mais a tridimensionalidade, o que acaba remetendo a 1ª marca, que por sua vez reapareceu de forma indireta, em chamadas e vinhetas. A fonte dos dois logotipos pela primeira vez foi alterada; Ainda é idêntica a antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como “A” e “N”.

Cartoon Network - Cartoon Cartoons
Cartoon Network - Cartoon Cartoons

R.I.P Cartoon Network.

Bignadaquasar, onde nada é cósmico e nada é Eras.

Por Akanadin.

Anúncios

Autor: Akanadin

Akanadin, o criador e dono do blog Mundo Bignada.

2 opiniões sobre “As Eras do Cartoon Network”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s