Crítica: Capitão América – O Primeiro Vingador (Captain America – The First Avenger)

Captain America 2011

Captain America 2011

Bom, assim termina a estrada para o tão esperado e épico filme dos Vingadores com um filme cujo título parece ser uma ironia para com a situação: The First Avenger, pois este é o último filme antes dos Vingadores. Entretanto, Capitão América é o primeiro vingador da história na cronologia Marvel, mas há outro motivo para este filme se chamar The First Avenger. Nos quadrinhos, o Capitão América se une aos Vingadores histórias depois do grupo ser formado. Ele não é fundador do grupo, mesmo assim é a alma e coração da equipe, o grande líder. Após assistir todos os filmes da Marvel Studios (Iron Man, The Incredible Hulk, Iron Man 2 e Thor) e agora Capitão América – O Primeiro Vingador, finalmente eu percebo a importância que ele terá em Avengers. Pode ser impressão minha, mas após assistir este filme tive a sensação de que tudo gira ao redor dele, de que ele é a peça principal, a grande chave. É difícil de explicar. Ano que vem, com The Avengers, eu poderei confirmar essa teoria.

Agora, vamos ao filme.

Captain America - The First Avenger - World War II Super Soldier

Captain America - The First Avenger - World War II

Capitão América – O Primeiro Vingador (Captain America – The First Avenger) é sensacional. Um dos melhores filmes de super-herói já criados e um dos melhores da Marvel Studio, talvez até melhor que Iron Man e Thor, mas isso vai depender do ponto de vista. No passado, foi produzido um filme chamado Superman, que é muito prestigiado e considerado por alguns o maior filme de super-herói. Anos se passaram e estreou Homem-Aranha 2, que é considerado por muitos o maior filme de super-herói. Mesmo esses filmes estando longe de serem perfeitos, após pensar muito eu pude perceber algo que esses dois filmes possuem que o tornam especiais, mesmo que ambos estejam longe de serem perfeitos. Esses dois filmes possuem uma carga heróica muito forte e ambos encantaram seu público. Dos filmes da Marvel Studios, o que possui maior carga heróica é o Capitão América disparado, superando Iron Man nesse aspecto.

Capitão América - O Primeiro Vingador

Capitão América - O Primeiro Vingador

Bom, o roteiro do filme é excelente. O filme se passa na Segunda Guerra Mundial, adaptando com maestria esta grande e clássica fase do super-herói, que obviamente não poderia deixar de ser adaptada para o cinema, pois a origem do personagem está totalmente ligada a esse período histórico. Falando nisso, algo que sempre incomodou as pessoas, principalmente aquelas que desconhecem o personagem, é o fato deste ser um personagem patriótico, pois seu nome é Capitão América e ele usa o uniforme com as cores dos E.U.A., o que sempre foi uma grande besteira e quem conhece o personagem sabe que ele é um personagem milhares de vezes mais profundo e não um simples comercial americano, mas para aqueles “comunistinhas acéfalos” o personagem sempre foi um prato cheio para essa estúpida crítica. Bom, no filme não há patriotismo exagerado, propositalmente para tentar agradar essas massas. Eles sabiamente focaram naquilo mais importa no personagem: Sua essência, e cuidaram para não colocar nada que fosse ofensivamente patriótico, o filme é bem universal, ele não grita: “América, América!”.

Captain America - The First Avenger (Capitão América - O Primeiro Vingador) - 2011

Captain America - The First Avenger (Capitão América - O Primeiro Vingador) - 2011

Voltando a falar do roteiro, o filme é excelente. A trama é bem amarrada, não somente com o filme em si, mas com os demais filmes da Marvel Studios, construindo uma cronologia incrivelmente coesa, forte e empolgante. Os filme tem atuações e diálogos excelentes. Destaque para Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans) que foi incrivelmente bem encarnado por Chris Evans, que surpreendeu a todos com sua atuação e dedicação cuja escalação para o papel foi reprovada por muitos. Atuação a qual eu comparo sem medo com a de Robert Downey Jr. que interpreta o Homem de Ferro. Para mim, o Capitão América e o Homem de Ferro foram brilhantemente adaptados para o cinema. Ainda falando do personagem principal, Steve Rogers é um personagem cativante e muito bem desenvolvido e você facilmente se identifica com ele. Você torce pelo herói. O vilão do filme, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving), é excelente. Cruel, obcecado, sádico e louco, ele é o grande nemesis. O demais elenco está muito bem também, destaque para Hayley Atwell que intepreta Peggy Carter, o par romântico do herói, que possui uma grande química com o protagonista. Tommy Lee Jones, Dominic Cooper e Stanley Tucci também estão excelentes no filme. O humor do filme é muito bom. Ele flui naturalmente, sem apelações ou sem comprometer a seriedade do filme.

Falando nos aspectos técnicos, uma das qualidades do filmes é que ele é muito realista. O efeito especial para o Steve Rogers magro é impecável, um dos melhores do gênero. O filme se passa nos anos 40 e os cenários e representação daquela época estão muito bem feitos. As cenas de ação do filme são muito boas. Nada exagerado e nada que abusa de efeitos especiais e CGI, cenas de ação a moda antiga e ação real. As cenas de ação são bem contidas, mas são boas e cumprem muito bem o seu papel. O filme é violento, longe de ser algo forte, mas tem uma boa dose de violência e muitas mortes.

 Captain America - The First Avenger - Marvel - 2011

Captain America - The First Avenger - Marvel - 2011

Um filme lento, muito bem desenvolvido e muito bem feito, com uma boa direção e produção. Umas das maiores qualidades do filme é a carga dramática. Como não posso dar spoilers, não irei contar o que acontece no filme, mas é de sentir um aperto no coração em alguns momentos. Para mim que já conhecia o personagem e sua história já sabia como iria acabar o filme, mas mesmo assim é impressionante a carga emotiva do filme. Falando em emoção, este é um dos filmes de super-herói mais humanos de todos, senão o mais humano. O Capitão América não é um herói perfeito. Ele não é como o Superman, ele falha e é tão humano quanto qualquer um de nós, além de não ser tão poderoso assim. Ele falha, ele sofre e ele pode morrer. Algo que eu gosto muito no personagem é que mesmo com o seu caráter e moral super corretos, ele não é um idiota certinho e irritante, ele é um personagem legal. Tem carisma e convence, não sendo um porre e o filme conseguiu captar muita bem o idealismo, determinação, vontade e grandeza de Steve Rogers. Como eu disse lá em cima, este é o filme mais heróico da Marvel Studios e um grande filme. Sensacional. Com um clima e grande referência a Indiana Jones, Capitão América é um excelente filme. Eu simplesmente gostei demais e mal posso esperar para ver os Vingadores ano que vem.

Nota 10 para Capitão América – O Primeiro Vingador.

Nota 10 Feijoada Completa

Nota 10 Feijoada Completa

Abaixo, leia as críticas dos filmes que antecedem Capitão América e Os Vingadores:

Crítica – Iron Man:

https://bignadaquasar.wordpress.com/2011/07/28/critica-homem-de-ferro-iron-man/

Crítica – The Incredible Hulk:

https://bignadaquasar.wordpress.com/2011/07/28/critica-o-incrivel-hulk-the-incredible-hulk/

Crítica – Iron Man 2:

https://bignadaquasar.wordpress.com/2010/05/02/critica-homem-de-ferro-2/

Crítica – Thor:

https://bignadaquasar.wordpress.com/2011/04/29/critica-thor/

BignadaQuasar, onde nada é cósmico e nada é Captain America – The First Avenger.

Por Akanadin.

10 thoughts on “Crítica: Capitão América – O Primeiro Vingador (Captain America – The First Avenger)

  1. Pingback: Crítica: O Incrível Hulk (The Incredible Hulk) « BignadaQuasar

  2. Pingback: Crítica: Homem de Ferro (Iron Man) « BignadaQuasar

  3. Pingback: Crítica: Homem de Ferro (Iron Man) « BignadaQuasar

  4. Pingback: Crítica: Homem de Ferro (Iron Man) « BignadaQuasar

  5. Pingback: Crítica: Thor « BignadaQuasar

  6. Pingback: Crítica: Thor « BignadaQuasar

  7. Pingback: Crítica: Homem de Ferro 2 « BignadaQuasar

  8. Pingback: ESPECIAL 10 ANOS DE MCU: Todas os Reviews dos Filmes da Marvel Studios do Bignada – Mundo Bignada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s