Crítica: Os Vingadores – The Avengers

É difícil acreditar que o filme consideravam impossível de se fazer finalmente estreou. Mais que um filme, é um sonho realizado. A quatro anos a promessa de o filme dos Vingadores foi feita no filme do Homem de Ferro, mas não são somente quatro que esperamos por este, mas uma vida inteira.

Então, contra todas as expectativas a Marvel se lançou neste projeto ambicioso, arriscado e inovador de criar seu universo no cinema e cara… Como ela foi bem sucedida. A expectativa para Os Vingadores já era grande e o filme consegue superar essa grande expectativa, nos apresentado o melhor filme de super herói já produzido, pois ele transporta com maestria o clima dos quadrinhos para o cinema ao mesmo tempo que é realista e ainda por cima com um roteiro excelente e com muita diversão.

The Avengers

The Avengers

Para início de conversa, as atuações estão excelentes. Os personagens estão até melhores que em seus filmes solos, amadurecimento esse que foi possível justamente graças a já terem encarnado seus personagens antes. Começando pelo Capitão América, ele é o líder dos Vingadores. Nesse filme, Steve Rogers (Chris Evans) está mais confiante e centrado, sem perder o bom caráter que o caracterizou tão bem como o Sentinela da Liberdade. Muitos reclamaram do uniforme novo do Capitão, mas não só ele ficou legal como deu bem mais mobilidade ao herói, permitindo que ele se mova, corra e faça acrobacias como nos quadrinhos. Como esperado, ele começa o filme meio deslocado, meio sem saber qual seria o papel do Capitão América no novo mundo, mas depois ele percebe que o mundo ainda precisa de um Capitão América e então toma a responsabilidade para si. Tony Stark (Robert Downey Jr.) ainda é um troll por assim dizer, mas aqui ele está muito mais bem dosado ao contrário de sua performace em Iron Man 2 que estava muito exagerada. Isso se deve a firme direção de Joss Whedon, sem dar o devido crédito ao Downey Jr. e seu imenso talento.O filme impressionantemente dá espaço para cada personagem brilhar, mas é claro que o Homem de Ferro se destaca por seu carisma.

Thor (Chris Hermsworth) ainda é meio arrogante, mas na verdade é que ele presa pelo bem da humanidade, mas não confia naqueles que estão por cima (No caso a Shield e o governo), nesse caso ele meio que quer agir sozinho. Ele já tem seus problemas e quer lidar com Loki a sua maneira, mas isso se prova não ser o bastante. Nesse ponto, o filme permite a evolução de todos os personagens. Falando em evolução, gritante é a melhora que sofre a Viúva Negra se comparado a sua participação em Iron Man 2. Se no filme do Homem de Ferro ela era um personagem inexpressivo, aqui ela é uma mulher forte e com muita personalidade. O Gavião Arqueiro fica um pouco atrás dela, pois a situação dele no filme é outra, que por outro lado deu uma importantíssima função para o herói e permitiu o desenvolvimento do drama entre ele e a ruiva e ao final da sessão você pensa: “Eles tem que fazer um filme da Viúva Negra e do Gavião Arqueiro”. Para quem achava que eles dois iam ser inúteis no filme por não terem poderes, erraram feio. Eu inclusive esperava menos dos dois, mas fui muito bem surpreendido.

E finalmente, o Hulk que rouba a cena fácil sempre que aparece. Mark Rufallo está de parabéns, pois ele não só substituiu o Edward Norton com sucesso, mas também deu mais maturidade e peso ao personagem Bruce Banner, que aqui está mais cansado, meio que na pilha para não perder o controle. O Hulk em si está espetacular. A CGI evoluiu bastante e o ele está mais feroz e cheio de marra mesmo. Para o vilão Loki, temos a soberba atuação do Tom Hiddleston, que faz aqui um deus da trapaça mais sádico e cruel.

E ainda tem os personagens humanos. Nick Fury é meio que a âncora da história. Sua contribuição é fundamental e ele que faz a ligação não só dos Vingadores entre si, mas também dos mundo fantasioso de deuses e heróis com o governo, e com a raça humana também.

Os Vingadores (The Avengers) - Imax Poster

Os Vingadores (The Avengers) - Imax Poster

Sobre os efeitos especiais, são de cair o queixo. O cinema bateu palmas em várias cenas. Eu posso dizer que a sequência final é impressionante. Não pouparei elogios, a batalha em Nova York é espetacular tão bem feita e conduzida. A ação do filme é muito bem pontuada, ela de forma alguma é gratuita. Outro fator positivo para as cenas de ação que elas são limpas e claras, pode-se ver tudo que acontece nitidamente sem deixar de perder a velocidade e a emoção. Em os Vingadores, temos umas sequências de ação mais belas e emocionantes do cinema.

O roteiro é muito rico. The Avengers passa aquele clima das histórias clássicas dos Vingadores dos anos 60, mas também é moderno, lembrando os Supremos. A reviravolta dramática do filme é uma maravilhosa indireta para os nerds, que para mim foi um emocionante presente, bateu aquela emoção. Aliáis, o filme tem muito coração. Ele é feito de forma sincera e limpa, com sagacidade e engenhosidade, mostrando que o Joss Whedon foi a melhor escolha possível para a direção e roteiro do longa.

Os Vingadores - The Avengers

Os Vingadores - The Avengers

Ao final, temos aquele tão esperado filme dos Vingadores. Ele mostra que não só é possível fazer um filme com tantos heróis e desenvolver todos igualmente, mas também mostra que é possível fazer um filmão excelente e direi que é o maior filme de super-heróis já feito. Ele também confirma mais uma vez que não precisa ser sombrio para fazer uma história séria. Acho que não nada mais é preciso ser dito a respeito do longa. Ele é épico mesmo.

Nota 10 é pouco para Os Vingadores.

BignadaQuasar, onde nada é cósmico e nada é Os Vingadores – The Avengers.

Por Akanadin.

1 thought on “Crítica: Os Vingadores – The Avengers

  1. Pingback: ESPECIAL 10 ANOS DE MCU: Todas os Reviews dos Filmes da Marvel Studios do Bignada – Mundo Bignada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s