Crítica: Super Mario 3D World

É Nintendo… OU NADA!

Super Mario 3D World

Super Mario 3D World

Quando se trata de Mario, Zelda e os seus outros medalhões a Nintendo nunca foi desleixada. Como uma mãe que cuida de seus filhos com todo amor, o carinho que ela mantém até hoje com os seus principais e exclusivos títulos é gigantesco e a cada geração ela nos presenteia com jogos sensacionais.

Devo dizer que a minha expectativa para o Super Mario 3D World era muito grande e o jogo surpreendentemente conseguiu superar ela. Ele é uma evolução e consegue melhorar, o já muito bom, Super Mario 3D Land do Nintendo 3DS, seguindo o mesmo esquema praticamente de fases. A diferença é basicamente que são uma coletânea de fases diferentes, novos power ups e a possibilidade de jogar com quatro jogadores ao mesmo tempo, um dos maiores chamarizes do jogo.

Super Mario 3D World (2013)

Super Mario 3D World (2013)

Os gráficos do jogo são fenomenais. Esse Mario mostra todo o potencial do Nintendo Wii U e principalmente mostra que em se tratando de Game Design, pois as fases são uma obra de arte, uma mais bonita e bem feita que outra. E ela são muito criativas e marcantes, seja pelos ângulos e planos, seja pelo uso da luz e sombras ou seja pelo uso das cores. A trilha sonora do jogo também fantástica, usando muito do instrumental real, e tanto faz ótimas remixagens de temas clássicas da franquia como também lança temas totalmente novos e de uma epicidade tremenda, trabalhando perfeitamente em favor do clima.

O jogo também é um grande fanservice, fazendo referências e homenagens há MUITOS jogos da série Mario e outros da Nintendo. O elenco de personagens jogáveis é o mesmo do Super Mario Bros. 2 (Mario, Luigi, Peach e Toad) praticamente com a mesma jogabilidade. Há power ups, inimigos e fases do Super Mario 1 e 3. Há o recurso da bolha que nasceu em Yoshi´s Island e foi resgatado na série New Super Mario Bros. 2. Há muitas referências e elementos do Super Mario 64 e também posteriormente do Mario Galaxy. Há uma fase do Mario Kart, como o mesmo tema musical do Snes. Enfim, as referências são muitas, inclusive referências a Luigi Mansion e o próprio Super Mario Land do Game Boy. E mesmo assim o jogo consegue ter personalidade própria e suas exclusividades, como por exemplo a roupa do Gato, importantíssima para o game.

Super Mario 3D World - Nintendo Wii U

Super Mario 3D World – Nintendo Wii U

O jogo também é bastante desafiador, um dos mais difíceis da série Mario. Coletar todas as estrelas e carimbos do jogo realmente não é uma tarefa fácil e a progressão de dificuldade das fases só vai aumentando e destaque para a curva de aprendizado do jogo, que não te dá um único tutorial na tela, mas consegue visualmente te fazer entender o que tem que se fazer e te dá a possibilidade de pensar na solução. E mesmo o recurso do power up invencível, que é algo que eu sou contra, é bem menos apelão do que no Donkey Kong Returns por exemplo, que passa a fase para você se estiver achando muito difícil.

O modo multiplayer é tanto cooperativo quanto competitivo. Alíais, muito competitivo, pois a cada fase é mostrado o vencedor, aquele que pegou mais moedas e pontos, então jogar contra três outras pessoas é realmente uma das experiências mais divertidas, ao mesmo tempo em que se pode cooperar quando for precisa, o que torna mais divertida a exploração e passar a fase.

A magia que sinto até hoje jogando Super Mario 64 e Super Mario World eu encontrei jogando Super Mario 3D. Para mim, na prática, o Nintendo Wii U foi lançado de verdade só agora com este game, e na real é o que a Nintendo realmente deveria ter feito. Uma jornada, uma corrida, uma caça ao tesouro… Uma aventura. É Nintendo no seu melhor.

Nota 10 para Super Mario 3D World e Melhor Jogo de 2013, na minha opinião.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é Super Mario 3D World.

Por Akanadin.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s