Crítica: Pokemon X e Y

Um divisor de águas e uma mega evolução para franquia Pokemon.

Pokemon X e Y
Pokemon X e Y

Depois daquele primeiro trailer sensacional destes novos Pokemon, não tinha como eu não me empolgar com um jogo desse. Pokemon em 3D, com a Nintendo ousando sair finalmente da velha fórmula de visão isométrica, foi algo que deixou a mim e a galera maluca. E o jogo ainda consegue ser melhor ainda e superar minhas expectativas. E… A mega evolução é um das coisas mais maneiras que existem, mesmo sendo chupinhado do Digimon. kkkkkkk

Pokemon é Pokemon. Se você tem um portátil da Nintendo tem que ter Pokemon e esses dois jogos mostram o quão poderoso é o Nintendo 3DS, pois o jogo é bonito demais, e o quão evoluiu a franquia Pokemon, pois todos os acertos do passado estão presentes aqui e isso vai da mecânica até o esquema dos menus. Destaque para o visual dos personagens e Pokemons muito mais puxado para o anime, alíais uma qualidade de muitos jogos do 3DS no geral, e isso combinou muito bem com o jogo, sendo muito mais amigável para a galera nova e deve agradar muito também os veteranos. O novo continente lembra muito a frança, tem até uma torre Eifel, e seus habitantes tem um visual francês, pelas roupas, lugares e até expressões, o que deu um ar muito único e exótico ao jogo.

Pokemon X e Pokemon Y - Nintendo 3DS
Pokemon X e Pokemon Y – Nintendo 3DS

Com mais de 700 espécimes de Pokemons criados ao todo, explorar o mapa e completar a Pokedex nunca foi tão divertido e desafiador. Nada de Pidgeys e Rattatas aparecendo até dizer chega, a variedade de Pokemons que você pode encontrar é muito maior e estão bem distribuídos pelo mapa. Completar a Pokedex se tornou algo bem mais desafiador, então nada mais justo do que a Nintendo quebrar alguns tabus como permitir que você capture quantos Eeves quiser, ter mais de um Pokemon inicial, sem falar do recurso da troca online que surgiu nas últimas gerações que facilita muito.

O modo online é um show a parte. É um recurso já criado pela Nintendo nas gerações passadas do Pokemon que só enriqueceu ainda mais o jogo e concede a ele uma pós-vida muito grande. É muito divertido e competitivo entrar nessas batalhas e campeonatos online. Consegui jogar muito tranquilidade com a internet de casa e assim você pode jogar contra jogadores de todo o mundo, sem falar das outras possibilidades como o Safari Zone.

Pokemon X/Y
Pokemon X/Y

Dentro tantas qualidades, fica apenas um defeito que eu consigo apontar que é um frame rate em diversos. Em alguns ataques dos Pokemons a vida do adversário desaparece de uma vez ou em alguns momentos o jogo fica lento, principalmente quando aparece uma horda. É um jogo que estoura o limite do processamento do 3DS, mas na minha opinião isso não desmerece em nada o jogo e nem tira a diversão.

A história do jogo é bem interessante e ele tem uma narrativa um pouco diferente dos Pokemons tradicionais. A história é meia que dividida em atos, muito perceptível isso, e eles vão se fechando dentro da história maior que é a clássica: Vencer todos os ginásios e se tornar um mestre Pokemon. Desde o Rubi/Safira que os jogos do Pokemon tem histórias mais grandiosas, envolvendo o destino do mundo, e nesse tem muito cara de roteiro de anime onde os vilões tem objetivos de uma certa forma nobres assim como seus ideais, mas na realidade eles querem fazer algo abominável. Algo que eu já vi muito em Naruto e na série Gundam, por exemplo, que achei bacana ver em Pokemon. Também é interessante os coadjuvantes. Além de você, há mais outras quatro crianças que viajam paralelamente é muito legal ver o desenvolvimento desses personagens. E dramaticamente o jogo está de parabéns, há umas cenas e passagens muito emocinantes, e o game design e a trilha sonora colaboram muito para esses momentos.

Pokemon X e Y - Generation VI
Pokemon X e Y – Generation VI

No mais… Pokemon é um sensacional e uma das maiores franquias do video-game. Pokemon X e Y são uma marco para a série e sempre ansioso pelo próximo Pokemon.

Nota 10 para Pokemon X e Y.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é Pokemon X e Y.
Por Akanadin.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s