Crítica: Fire Emblem Awakening

Fire Emblem em toda a sua epicidade num jogo soberbo.

Fire Emblem Awakening (2012)
Fire Emblem Awakening (2012)

Quem conhece Fire Emblem sabe o que esperar deste que é um dos melhores jogos de RPG/Tactics já criados. O que eu não esperava, mesmo sendo um fã da série, é que este jogo fosse tão espetacular e agora ele é o meu Fire Emblem preferido disparado e o Chrom agora é um dos meus personagens protagonistas de video-game preferidos, junto com o “Marth” e o Robin.

O essencial da série foi mantido, ainda é um jogo de estratégia no mesmo estilo que sempre foi, mas este Fire Emblem agora é um jogo muito mais completo. A história e a narrativa são fantásticas. O jogo é divertido, desafiador, emocionante e épico como muitos poucos são. E acho que posso disse que tem um dos elencos de personagens mais carismáticos que já vi num jogo, além de um baita desenvolvimento de todos eles. É um dos jogos mais adultos da Nintendo, o mais adulto que já joguei dela, sem deixar de ter aquela magia.

Fire Emblem Awakening
Fire Emblem Awakening

Visualmente o jogo é maravilhoso, ele tem um game design fantástico e uma apresentação e cutscenes de deixar o queixo caído. Assim como o Pokemon X e Y, agora os cenários ao fundo durante a batalha são bem elaborados além de que agora cada personagem tem seu visual e movimentação própria durante as batalhas, diferente do Game Boy Advanced onde todo cavaleiro era igual só mudava a cor na hora do combate. A dublagem do jogo é ótima, todos os personagens são dublados com cada um tendo um número considerado de falas, fora a dublagem das cutscenes.

Os personagens todos tem um visual estilo anime, inclusive este foi um fator que fez o jogo vender tanto. Claro que a série sempre puxou muito para esse lado, mas nesse jogo fica muito evidente, com as cutscenes e também o humor e dublagem do jogo. Aliaís, estes é um dos jogos mais engraçados, talvez o jogo mais engraçado, que eu já joguei na vida, e todo o humor está nos diálogos muito bem escritos. São poucos jogos que te instigam a querer jogar e te dar diálogos e história de personagem como recompensa.

E o jogo consegue ser muito dramático quando precisa, com alguns momentos bem tensos inclusive, fazendo você se emocionar fácil, o que não é muito difícil, pois os personagens são muito carismáticos e muito bem desenvolvidos, ainda mais quando você vai liberando e descobrindo a história de cada e vendo como eles se relacionam uns com os outros, com o Support. É uma história sobre guerra como todos os outros Fire Emblem que joguei eram, o jogo é muito focado nas batalhas e conflitos entre reinos, com toda essa trama política. Ainda tem a questão mística/sobrenatural e a novidade é que esse jogo também fala sobre viagem no tempo e futuro.

Fire Emblem Awakening (Nintendo 3DS)
Fire Emblem Awakening (Nintendo 3DS)

Uma das grandes novidades do jogo é a evolução do Support. Agora os personagens podem lutar juntos, atacando em dupla um mesmo inimigo e também podem defender o seu aliado quando este for atacado, e não só os personagens ganham bônus de habilidades quando lutam adjacentes e também liberam diálogos entre eles como já acontecia antes. Além de que agora tem o Pair Up que é um evolução do Carring do Sacred Stones. Antigamente um personagem podia carregar o outro e assim retirar o aliado do perigo, mas agora, além disso, eles podem andar em dupla atacando e se defendendo juntos, e sem que um deles fique mais lento agora. Antigamente esse era um recurso que usavamos para tirar um personagem prestes a morrer de perigo e também para fazer um personagem mais lento acompanhar o grupo, mas agora ajuda muito a evoluir um personagem mais fraco e também facilita muito aumentar o relacionamento dos personagens. Foi uma baita de uma mecânica inteligente.

Outra novidade, diretamente ligada ao Support, é que agora você tem a possibilidade dos personagens dos personagens se casarem, quando você chega no ápice do relacionamento de um personagem masculino com um feminino. E logo em seguida você tem a possibilidade de liberar o filho dos personagens em um side quest que você libera. Não bastasse a grande amizade que existe entre os personagens, todos eles acabam formando uma grande família.

Fire Emblem Awakening - Gameplay
Fire Emblem Awakening – Gameplay

Tendo que citar alguns defeitos, os personagens parecem que não tem pés, o que virou uma piada recorrente, e a primeira vista parece que eles estão afundados no chão, mas tem que ser muito babaca para grilar com isso. Mais polêmico que isso é que eles retiraram algumas mecânicas de estratégia. Não há mais o triângulo das magias, por exemplo, que é o esquema da luz ganhar de sombra, sombra ganhar de elemental e elemental ganhar de luz. Confesso que fazia tempo que eu não jogava Fire Emblem e nem lembrei disso na hora, pois o triângulo das armas (Espada>Machado>Lança>Espada) foi mantido, além do quê o foco da estratégia ficou no Support. Reduziram um pouco a dificuldade do jogo a dificuldade do jogo para atrair público novo, inclusive adicionaram o Modo Casual, onde os personagens não morrem em definitivo, mas você ainda pode escolher o Modo Clássico, os personagens morrem em definitivo. Mesmo assim, ainda acho um jogo muito desafiador mesmo no nível Normal e ainda tem a possibilidade de jogar no Hard e no Lunatic! (Tenho medo desse nível! Kkkkkk). E por fim, todas as poucas escolhas do jogo não fazem diferença, isso foi meio que uma vacilada, mas… Psicologicamente funciona, faz diferença ele te dar o peso da escolha e também da culpa em certos momentos chaves.

Fire Emblem Awakening - Cutscene
Fire Emblem Awakening – Cutscene

Enfim, Fire Emblem Awakening é um jogo fantástico, um dos melhores e obrigatórios para quem tem um Nintendo 3DS. Ele é ótimo para os fãs veteranos da série e também muito amigável com os novatos, alguém que nunca jogou Fire Emblem. É um jogo quando um personagem do seu grupo morre você prefere resetar e jogar a fase de novo a perder aquele personagem para sempre, ou seja, não tem mais o que dizer.

Nota 10 para Fire Emblem Awakening.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é Fire Emblem Awakening.

Por Akanadin.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s