Crítica: Espetacular Homem-Aranha – A Ameaça de Electro

O Infame Homem-Aranha – O Apagão do Electro.

O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro
O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro

É um pouco triste vermos aquele que era o herói mais popular e com as histórias mais divertidas caindo numa infâmia tão grande que nem o levam mais a sério e ele já não consegue mais empolgar como fazia antigamente. Isso se deve a uma fase bem ruim no cinema que começou com Homem-Aranha 3 e perdura até hoje. Eles simplesmente ainda não acertaram de verdade com ele, o Aranha ainda fica muito aquém do seu verdadeiro potencial. O Peter Parker é uma mistura entre a versão Ultimate com um jovem hipster e o Aranha virou um herói mais exibido do que piadista, um poser, apesar de ser um Aranha mais próximo do ideal, faltam acertar o tom dele. É ridículo como ele interage com o povo de Nova York, ficou parecendo Batman Eternamente, assim como o Electro lembra o Charada daquele filme nas motivações.

O filme também é inclusive e repetição mal feita do que acontece em Homem-Aranha 2 do Sam Raimi assim como o primeiro era uma repetição fraca de Homem-Aranha 1. Temos novamente o Peter Parker relutante em ter uma namorada, com medo do que pode acontecer com ela por ele ser um super-herói, temos um vilão vítima das circunstâncias que vira meio que um monstro e perde tudo, temos novamente o Harry Osborn descobrindo que Peter é o Aranha e fazendo uma aliança com o vilão para se vingar e NOVAMENTE o Harry guardado para vilão do terceiro filme, de novo a Tia May com problemas em casa para pagar as contas sozinha, o fantasma da morte do Tio Ben é substituído pelo fantasma do Capitão Stacy, tem novamente a criminalidade subindo por que o Aranha sumiu. Parece que o Aranha não tem mais arcos de história interessantes pra contar, o que não é verdade.

The Amazing Spider-Man 2
The Amazing Spider-Man 2

Visualmente o filme até acerta. O uniforme do Aranha é o melhor dentre todos os cinco filmes e as cenas dele se balançando nas teias no começo são muito boas. Além da caracterização do herói, que nota-se que eles estão se esforçando ao menos para melhorar, eu gostei do visual do Electro, próximo ao Ultimate, além de que é legal finalmente um vilão com poderes diferentes e que o Aranha não pode derrotar na porrada, assim como a é válida a releitura do visual do Rhino ficou interessante, apesar dele ter aparecido muito pouco, além de que no contexto do filme faz sentido o Duende Verde, mas num terceiro filme ele tem que usar máscara e capuz, nem que seja um elmo.

Agora nas cenas de ação ele é bem fraco, até por que tem as cenas de ação são poucas e não são pontuais, o filme é bem paradão. Para se ter uma idéia, a cena de ação que mais me empolgou foi a com o Duende Verde e ela tem por volta de um minuto de duração. Não tem nenhuma cena realmente espetacular no filme, diferente da primeira trilogia do Sam Raimi onde as lutas e sequências de ação eram memoráveis, faltou uma direção mais forte.

A trilha sonora é esquisita. Trocaram o tema principal por um mais, mas em compensação numa cena do Electro colocaram uma música no mínimo… Curiosa. Combinou bem com o momento. No mais, é uma trilha bem insossa.

The Amazing Spider-Man 2 - Rise of Electro
The Amazing Spider-Man 2 – Rise of Electro

Até as atuações estão muito ruins, beirando ao caricato. Peter Parker se comporta igual com ou sem máscara e o Andrew Garfield nas caras e bocas, ele tem uns trejeitos muito esquisitos. A Gwen Stacy da Emma Stone está meio que no modo automático. A Tia May pouco importa. O Harry Osborn ficou bacana e amizade (Esquisita) entre ele e o Peter flui natural, mas ele é exagerado, parece um drogado. Max Dillon é um nerd loser muito vergonha alheia, beirando ao Raj do Big Bang Theory, e quando ele vira Electro passa a não ter personalidade nenhuma e motivações que não convencem. O Rhino é ridículo de exagerado e bobo. Até um cientista alemão random parece uma paródia do Hitler.

Um monte de tramas jogadas que não são bem desenvolvidas, não se harmonizam e não envolvem emocionalmente. O filme não encontra um tom certo nem ritmo. Até o que era ponto alto no primeiro filme ficou enfadonho e saturado neste segundo que é o romance entre o Peter Parker e a Gwen Stacy é cansativo e chato. O romance funciona, mas é muito didático. A trama do segredo dos pais do Peter não serve para muito e o pior: Não surpreende, pois a verdade todos já sabiam que o pai do Peter criou a experiência com as aranhas e o Osborn mandou matar ele ao se recusar a continuar a pesquisa, não precisa de mais um filme inteiro para resolver algo que já estava implícito.

Espetacular Homem-Aranha 2
Espetacular Homem-Aranha 2

Seria muito melhor terem ido mais na pegada do começo do filme, excluindo a cena de prelúdio do avião com os pais do Peter que não serve para nada. Tem várias cenas e subtramas que poderiam ter sido cortadas do filme. A Sony simplesmente está sem direção. Eles querem um Aranha mais zueiro, mas também querem um Peter depressivo. Rebootaram a franquia para ter novamente um Peter mais jovem, mas tão pouco o ator é novo quanto  é aventuresco. Vincularam tudo na Oscorp, igual no universo Ultimate dos quadrinhos, para que deixar as coisas mais amarradas e conseguiram se enrolar.

Um Homem-Aranha próximo do ideal, o uniforme do Aranha ficou impecável e a piadinhas, se fossem melhor escritas, estão ali, mas em um filme muito ruim. Se salvam algumas cenas isoladas como as duas cenas com o garotinho, a primeira cena entre o Peter e o Harry Osborn, o primeiro encontro do Aranha com o Electro e a cena final, mas no mais o filme é muito fraco. Está tão preocupado em construir um universo expandido e deixar muitos ganchos para continuações que falha em ser um filme bom.

Nota 5,0 para The Amazing Spider-Man 2.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é Espetacular Homem-Aranha – A Ameaça de Electro.

Por Akanadin.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s