CRÍTICA: Velozes e Furiosos 7

O veloz e o furioso.

Velozes e Furiosos 7
Velozes e Furiosos 7

Tão qual a tunagem de carro, a franquia Velozes e Furiosos se aprimorou tanto que se tornou algo muito diferente do original, o que é um ponto muito positivo. São poucas as franquias que souberam se reiventar tão bem quanto Velozes e os filmes se tornaram uma das maiores franquias de sucesso da Paramount, ao lado de Transformers. E é uma história que foi criada no cinema e não é uma adaptação, sendo um remake de um filme do passado, indo contra a tendência atual, onde seus personagens foram construídos pelos atores, com carisma e química entre si tão grandes a ponto de levarem famílias ao cinema e fazer pessoas se emocionarem com a homenagem final do filme. Velozes é um filme despretencioso que abraçou o puro entretenimento e o faz de maneira excelente, sem medo do absurdo com cenas impossíveis com carros e outras peripécias sobrehumanas, e Velozes e Furiosos 7 é um filme onde essas qualidades chegam ao ápice.

O mantra principal do filme é família, palavra repetida por Vin Diesel várias e várias vezes. Dom (Vin Diesel) tenta recuperar a memória perdida da Letty (Michelle Rodrigues), Brian (Paul Walker) tenta se acostumar com sua nova vida como pai, Deckard Shaw (Jason Statham) quer se vingar do que aconteceu com seu irmão, o grupo quer se vingar da morte do Han. Velozes e Furiosos é uma combinação interessante, pois são pessoas que arriscam suas vidas de forma intensa em carros, mas desejam proteger uns aos outros a todo custo, é uma linha tênue entre buscar por adrenalina e desejo por uma vida tranquila. O que poderia ser muito piegas e falso, acaba funcionando de forma natural por causa dos atores.

"Fast & Furious" actor Vin Diesel payed tribute to his late co-star Paul Walker, taking to Twitter to share his condolences: "Brother I will miss you very much. I am absolutely speechless. Heaven has gained a new Angel. Rest in Peace" on Dec. 1, 2013.
Vin Diesel e Paul Walker (The Fast and the Furious)

O primeiro filme se chama “The Fast and the Furious” ou “O Veloz e o Furioso” em português, título que se refere a Brian (O veloz) e Dom (O furioso). Diz-se que era um filme sobre carros, corridas e tunagem, mas na realidade era um filme sobre um policial infiltrado numa gangue de bandidos e a verdadeira trama é sobre a amizade entre duas pessoas, um policial com um passado de crimes e gosto por carros rápidos e corridas ilegais e perigosas, e um homem das ruas com um passado violento, mas que protege sua família e tem uma boa índole. É um filme sobre duas pessoas muito reais e cinzas, nem totalmente bom nem totalmente mau, e o final do filme é apoteótico, quando Brian deixa Toretto fugir, mesmo sabendo que ele é realmente culpado.

Velozes e Furiosos 7 é um ponto final a essa história onde, no filme, Brian tem uma família e realiza sua última aventura perigosa junto com Dom, e, na vida real, o ator faleceu, então é agora é a vez do Toretto deixar o seu amigo, só que de forma bem dolorosa, pois eram grandes amigos na vida real. São filmes muito sinceros e talvez por isso tenham conseguido cativar tanto o seu público.

Velozes e Furiosos 7 (2015)
Velozes e Furiosos 7 (2015)

Velozes 7 é um filme de vingança, com os heróis e o vilão numa perseguição mútua, e também um filme de assalto, com o Dom e sua família tendo que realizar alguns trabalhos para Kurt Russel, e o vilão, perseguindo Toretto e agindo junto com outros criminosos que Kurt Russel está atrás.

O vilão é um show a parte. Deckard Shaw (Jason Statham) é tão implacável que consegue fazer frente de igual para igual tanto com o agente Hobbs (The Rock) quanto Dominic Toretto (Vin Diesel), tornando esse o filme mais brucutulento da franquia. Ele é o inimigo definitivo do Dom, pois ambos tem a família como motivação, sendo eles lados diferentes da mesma moeda.

Velozes e Furiosos 7

As sequências de ação são mais grandiosas. As cenas de luta continuam muito boas e agora há uma mudança na fotografia com a câmera girando e buscando ângulos diferentes para diferentes contextos, por causa da troca de diretores. Mesmo assim, o novo diretor se manteve muito fiel a trabalho que estava sendo conduzido mantendo uma grande coesão entre os filmes. Isso valhe para a trilha sonora do filme também se mantém no mesmo estilo.

É o filme mais longo da franquia, são 137 minutos ou duas horas e dezessete minutos, e ainda sim é um filme com um ritmo muito bom e a ação é bem pontuada, acontecendo em momentos chaves e em ambientes diferentes. Deve ser o Velozes e Furiosos com mais locações.

Além disso, o filme mescla muito bem cenas prática com computação gráfica onde, apesar de tudo ser exagerado e as peripécias serem impossíveis, tudo fica muito crível pela crueza das cenas. Destaque para o trabalho de dublês e computação gráfica com o Paul Walker para completar o filme onde é praticamente impossível saber quando é o ator e quando não é.

Paul Walker (Velozes e Furiosos)
Paul Walker (Velozes e Furiosos)

Não poderia deixar de mencionar os minutos finais do filme que são uma sincera homenagem de todos a Paul Walker. É uma cena final que serve de epílogo para o filme e é uma bonita despedida ao falecido ator, com uma emocionante recapitulação dos momentos do personagem ao longo dos filmes e um último racha entre ele e Dom. Com uma mistura de edição, dublês, efeitos especiais e a ajuda dos irmãos de Paul Walker, o personagem Brian está presente durante o filme inteiro e o desfecho da história do personagem é um final feliz.

Em suma, Velozes e Furiosos 7 é um filme divertidíssimo e despretencioso, com cenas de ação alucionantes. No aguarda do próximo filme que será um marco para a franquia com a triste ausência de Paul Walker. A família permanece unida.

Nota 10 para Velozes e Furiosos 7.

NOTA

10

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é Velozes e Furiosos 7.

Por Akanadin.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s