CRÍTICA: Vingadores – Era de Ultron

CRÍTICA: Vingadores – Era de Ultron (The Avengers – Age of Ultron).

Vingadores – A Queda

Vingadores - Era de Ultron (2015)
Vingadores – Era de Ultron (2015)

Se o primeiro Vingadores era um filme sobre porque eles devem se unir e o que eles devem vingar, o segundo filme é sobre porque eles devem se manter juntos e quem irá vingar os próprios Vingadores cuja a existência é questionada. Tony Stark almeja um plano para que o mundo não precise dos Vingadores, Capitão América começa a ver corrupção e segredos na equipe como na SHIELD, Thor está preocupado como um evento catastrófico ainda maior, Hulk e a Viúva Negra temem desaparecer e o Gavião Arqueiro, o mais humano da equipe, reluta sua importância no time.

Como toda continuação, o diretor no primeiro filme é contido e no segundo ele solta todos os seus maneirismos. Os diálogos agora são bem longos, com os personagens divagando muito, nisso podia focar em outras coisas, o filme tem muitas tramas paralelas. O filme também tem muita cara de o filme do meio, como se estivéssmos na metade da temporada de uma série. Felizmente, Vingadores – Era de Ultron tem mais personagens importantes para lidar do que o primeiro e o Joss Whedon consegue dar atenção a todos, seja na história quanto nas ação, de forma mais equilibrada que o primeiro. Além disso, as consequências do filme são mais dolorosas para o mundo e para os Vingadores, é um filme bem humano.

Vingadores - Era de Ultron
Vingadores – Era de Ultron

A atuação de todos os atores num modo geral está aprimorada, todos estão muito bem confortáveis em seus papéis. Capitão América está mais imponente, confiante e tem cenas de luta excelentes. Homem de Ferro se torna um personagem mais polêmico, tomando atitudes bem dúbias, mas ainda assim mantém o cinismo e o humor. Thor está mais parecido com os quadrinhos, agindo como um deus nórdico em vários momentos. Hulk é uma arma secreta, uma bomba que é jogada quando a situação pede e se mal usado por fugir do controle. A Viúva Negra ganha mais profundidade aos poucos em cada filme e nesse vemos mais sobre a origem dela. Gavião Arqueiro também ganha um background maior, vemos sua família e motivações, e o personagem ganha uma importância maior.

Os gêmeos, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, são um charme maior. Com seus poderes diferenciados dos demais, eles são um ponto alto do filme, só  esperava que fosse esclarecido se eles são ou não inumanos. Assim como os gêmeos, o Visão também é um ponto que dá um frescor de novidade ao filme e o personagem ficou muito bom. Sua presença é importantíssima e não poderia faltar num filme cujo vilão é o Ultron. A origem dele até que ficou bem parecida com os quadrinhos, com exceção de algumas adaptações para a realidade do MCU e a ligação com o futuro filme.

The Avengers - Age of Ultron (2015)
The Avengers – Age of Ultron (2015)

Os efeitos especiais são fantásticos, o filme é o mais grandioso dos filmes da Marvel, com um nível de ação e destruição maiores. A sequência de abertura é muito empolgante, o confronto entre o Hulk e o Homem de Ferro é excelente, a missão do Capitão América, Viúva e Gavião Arqueiro é muito bem feita e a batalha final é esmagadora. Agora os Vingadores estão muito mais entrosados, lutando todos juntos e fazendo movimentos combinados, e o filme remete muito aos quadrinhos, tendo momentos que parecem diretamente saídos das páginas das histórias dos Vingadores. A trilha sonora é bem parecida com o primeiro filme, só faltou mesmo mais momentos em que ela explodisse na nossa cara, o que acontece somente no final.

O vilão Ultron é sinistro, insano e em alguns momentos até engraçado, James Spader deu muita personalidade ao personagem, além do fato de que agora ele tem o padrão mental do Tony Stark e não do Hank Pym, o que faz toda a diferença no modo de agir do personagem. Como fã, só queria que ele fosse mais poderoso, a ponto de conseguir fazer frente a todos os Vingadores juntos.

Viúva Negra e o Hulk em um relacionamento amoroso é uma ideia ruim, mas bem executada. Eu não gostei do tempo de tela gasto com esse romance e achei um desperdício gastar os dois personagens com isso, para mim já era o bastante a trama individual de cada um (O passado negro da Viúva Negra e o Hulk ser um perigo para o mundo). Por causa disso, achei a participação do Hulk no filme bem apagada e os diálogos da Viúva são meio massantes.

The Avengers - Age of Ultron
The Avengers – Age of Ultron

Capitão América e Homem de Ferro já começam a conflitar no que futuramente irá explodir em Guerra Civil. Suas ideologias começam a se chocar e alguns acontecimentos do filme já dão pequenos argumentos para o surgimento da Lei do Registro como os Vingadores agindo internacionalmente e estrangeiros sendo contra eles, o ataque do Hulk em Wakanda e, é claro, a batalha final do filme. Além disso, continua a ser construída a saga das jóias do infinito com o surgimento da quarta gema, a jóia da mente, e teremos a conclusão disso em Vingadores – Guerra Infinita. Também há já pequenos ganchos para o filme do Pantera Negra e Guardiões da Galáxia 2.

Em suma, Vingadores – Era de Ultron é um excelente filme e muito divertido. Tem sim defeitos bem nítidos e alguns exageros, mas é uma continuação a altura do primeiro, superando ele em alguns pontos e sendo inferior em outros. Tem divergido opiniões, mas ainda sim é um filme que merece facilmente ser visto no cinema. Que venham os Novos Vingadores, Homem-Formiga e a Fase 3 da Marvel!

Nota

9,5

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é Vingadores – Era de Ultron.

Por Akanadin.

Anúncios

Autor: Akanadin

Akanadin, o criador e dono do blog Mundo Bignada.

2 opiniões sobre “CRÍTICA: Vingadores – Era de Ultron”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s