CRÍTICA: The Last – Naruto The Movie

Naruto e Hinata.

The Last - Naruto The Movie
The Last – Naruto The Movie

E estreia The Last – Naruto The Movie no Brasil, primeiro filme de Naruto a passar em nossos cinemas, contando a história dois anos após o final do mangá. É um evento transmídia interessante, pois o filme originalmente estreou no Japão no mesmo mês do final do mangá, sendo assim a continuação oficial da história do autor Masaki Kishimito. Isso tem se tornado um padrão no Japão dos animes shonen de sucesso.

The Last – Naruto The Movie não é apenas um simples filler com animação de primeira como a maioria dos filmes de anime shonen, mas uma importante e fundamental parte da história do anime/mangá. Na realidade o filme marca um importante momento de transição na vida de Naruto onde ele já se tornará aquele que será o sétimo Hokage, Nanadaime, e se torna um adulto, compondo família. Além disso, é o filme do casal, com a Hinata sendo a segunda protagonista e o filme foca no relacionamento dos dois, sendo um filme de ação e romance.

Sempre importante ressaltar a diferença entre o cinema norte-americano e o cinema japonês. As produções americanas querem abraçar o máximo de público possível e para isso seguem fórmulas pré-determinadas e a adaptam o roteiro o quanto for preciso para qualquer um consiga entender, com várias alterações, consessões e explicações. Já os filmes japoneses seguem a história original bem a risca e pouco explicam, sendo assim o filme considera que quem está assistindo conhece e leu todo o mangá de Naruto, então é direcionado para um nicho específico de pessoas. O que não é um problema para os fãs assíduos da série, mas pode confundir os mais casuais ou que não finalizaram a história.

The Last - Naruto The Movie (2014)
The Last – Naruto The Movie (2014)

O filme é belíssimo. Favorecido por uma boa sala digital, foi um trabalho de animação fantástico. Nada revolucionário com Akira ou os animes do estúdio Ghibli, por exemplo, mas foi impressionante assistir Naruto pela primeira na tela grande. A vila de Konoha se torna gigantesca, assim como as demais paisagens do filme. Uma excelente mistura de animação 2D e 3D com algumas cenas ótimas, incluindo em primeira pessoa. As lutas do filme não são as melhores da série, mas são muito boas. Em compensação, há algumas das cenas muito bonitas visualmente.

A dublagem do filme é muito boa, ao contrário da opinião de muitos. É a mesma equipe de dublagem do Naruto Clássico aqui no Brasil e também do Naruto Shippuden onde é feito um trabalho muito bom. A maior crítica seria a Ursula Bezerra, que dubla o protagonista Naruto, onde ela tenta fazer uma voz igual a da versão original japonesa e acaba ficando um resultado até questionável sim, mas a mim não incomoda.

The Last - Naruto O Filme
The Last – Naruto O Filme

É meio que um fato de que o filme é um fanservice gigante do casal Naruto e Hinata, mas é um acontecimento de vital importância para a história e optaram por fechar com chave de ouro esse romance no cinema. Além disso, o filme tem um ritmo bom, o que foi um problema no Road to Ninja – Naruto The Movie que era muito arrastado, e em The Last – Naruto The Movie o roteiro é mais dinâmico. Então, a ação funciona muito bem junto com o romance, até muito pelo carisma e o histórico dos personagens, é um filme feito para os fãs realmente.

O problema são algumas pieguices típicas de comédia romântica que meio que passaram da linha como a hesitação da Hinata no começo, a parte do Naruto achar que perdeu ela e, inclusive, uma cena de interrupção de casamento (Só faltou uma cena de correr até o aeroporto). Mais que isso é que parece que os japoneses não entendem o que é a Lua desde o Drago Ball, pois há um clã de ninjas na Lua, a batalha final acontece na Lua, eles a cortam ao meio (Literalmente) e até pretendiam explodir a Lua. Essa suspensão de descrença eu tinha no Dragon Ball, aqui no Naruto eu não esperava. kkkkkk

Em suma, The Last – Naruto The Movie é um filme muito bom, o melhor longa metragem de Naruto na minha opinião, e marca pela continuação do mangá de Naruto nos cinemas em uma história relevante e emocionante. É um filme feito com carinho para os fãs de Naruto. Perdeu alguns pontos por alguns detalhes e exageros, mas eu realmente gostei muito do filme, muito mesmo. Foi uma experência muito boa assistir Naruto no cinema, alíais é muito bom voltar a assistir animes no cinema. E meu grande desejo é que este filme tenha uma ótima repercussão em nossos cinemas e que venha Boruto – Naruto The Movie ano que vem para o Brasil.

NOTA

9

PS.: O filme possui uma cena extra depois dos créditos. Antes disso, uma emocionante sequência em mangá durante os créditos.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é The Last – Naruto O Filme.

Por Akanadin.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s