99VIDAS: O JOGO: Primeiras Impressões

Juju dos Beat´n ups.

99vidas - O jogo - Primeiras Impressões

99vidas – O jogo – Primeiras Impressões

Pegando todos de surpresa, a equipe do 99Vidas, podcast brasileiro sobre games, anunciou um jogo oficial do time que será um beat n´up no estilo dos jogos de fliperama antigos como Final Fight e Street of Rage. Partindo de uma iniciativa de crowdfunding, financiamento por doações na internet, o jogo sairá inicialmente para PC/MAC e, se atingir as metas, para os atuais consoles (PS4, XONE, Wii U) e portáteis (3DS/Vita).

CONTROLES E JOGABILIDADE

Os botões do jogo são W, S, A e D para movimentar o personagem e U,I, O e P que são, respectivamente, soco, pulo, chute e especial. Além disso, o segundo jogador pode jogar no teclado com cima, baixo, esquerda e direita nas setas e usar os botões de ação com 7, 8, 9 e + no Numpad. Além do teclado, também pode se jogar com joystick. O ruim é que não se pode customizar os controles na versão demo e não gostei da disposição dos botões. O botão de pulo fica entre o soco e o chute com o botão de especial sendo muito longe. Preferia os botões de ação em forma de cruz igual nos videos-games de mesa.

Multiplayer (99vidas: O Jogo)

O jogo é bem travado, ainda há muito o que melhorar no gameplay. Cada personagem tem apenas um combo. O chute é inútil, interrompe o combo dos inimigos derrubando eles no chão, mas é muito lento. O alcance dos golpes é bem curto, não tem agarrar. O especial na prática só se usa no começo da fase, por que demora muito para encher e descarrega inteiro toda vez que você morre.

Além de que o jogo é difícil e desbalanceado. Não há diferença nenhuma entre os níveis de dificuldade (Izzy, Normal e Elite), os inimigos continuam com a mesma inteligência e dano. Os inimigos piscam por muito tempo e os itens no chão somem rápido, além de que não tem armas, característica importante em jogos de beat´n up.

ANIMAÇÃO E GRÁFICO

99vidas

Um dos destaques do jogo são as animações dos personagens e o gráfico em pixel art. Bem colorido e com uma animação bem fluída. Nesta parte, certamente, houve um cuidado muito maior. Os sprites usados no jogo são os mesmos utilizados no banner do site do 99vidas, ou seja, são caricaturas das pessoas da vida real.

Scott Pilgrim Vs. The World – The Game

A arte do jogo lembra muito o game do Scott Pilgrim que saiu anos atrás, fica bem evidente a inspiração visual que o estúdio teve.

JURAS E IZZY NA VERSÃO DEMO

Personagens (99Vidas: O jogo)

Como personagens jogáveis temos Juras (Jurandir Filho) e Izzy (Izzy Nobre) na tela de seleção para jogar. Na versão final teremos Bruno Carvalho e Evando de Freitas para jogar, além de outros quatro novos jogadores que serão escolhidos dentre as pessoas que doarem dinheiro no Crowdfunding do jogo.

Visualmente, os personagens são bem parecidos com as pessoas reais e os sprites tem várias referências. Juras usa um chapéu de palha igual o Luffy do One Piece e tem as orelhas e caudas de leão igual o Simba de Rei Leão. Além disso, quando corre e ataca ele lança o espírito do Mufasa de Rei. Já o Izzy usa um suspensório que remete ao Mario de Super Mario Bros, mas não identifiquei a referência do golpe de corrida dele.

Em termos de jogabilidade… Não há praticamente nenhuma diferença entre os dois personagens (Eu diria que não vai diferença nenhuma entre os oito personagens da versão final, mas vai saber). Os dois personagens se movem igual, tem o mesmo peso e mesmo combo, só o que muda é a skin e animação dos personagens. Os especiais são diferentes, mas fazem a mesma coisa.

MAH, SAPO, SUJINHO E TETINHA

Inimigos (99Vidas: O jogo)

Por enquanto, o jogo tem apenas quatro NPCs inimigos e eles se repetem ao longo de toda a primeira fase. Não há diferença nenhuma entre eles, com exceção do Tetinha que tem um agarrão que tira a vida inteira se você se soltar. Basicamente eles são um cara com roupa do Brasil (Mah), um vestido de Sapo (Sapo), um Cascão (Sujinho) e um gordo (Tetinha).

O primeiro chefão é o seu Roberto da locadora de jogos, mas… Na versão demo você não luta com ele, a demo termina ali, então não dá para saber ainda como luta o primeiro chefão. Esperar até a versão final para ver a variedade de inimigos e chefões.

REFERÊNCIAS

 Além da caracterização dos personagens, há diversas referências ao site/podcast do 99vidas ao longo do jogo, desde o menu até o cenário das fases. Temos nomes de lugares e pichações que remetem a história do 99vidas além da dublagem de cada personagem com frases famosas do podcast.

Algumas referências são difíceis até para os ouvintes do 99vidas mais antigos. Os que não conhecem o podcast certamente… Não vão entender nenhuma delas. kkkk Acaba sendo o grande diferencial do jogo. Veremos se ao longo do jogo inteiro vai funcionar.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Juju

Em suma, é um jogo de beat n´up bem mediocre. A versão demo mostra um jogo bem definido no visual e referências, com uma animação de sprites muito bacana. Na versão demo temos um multiplayer de dois jogadores e na versão final serão até quatro com multiplayer local e online.

Já em termos de gameplay, a jogabilidade é travada, alcance curto dos golpes, apenas um combo, chute é inútil, não tem agarrar, não há diferenças entre os níveis de dificuldade, sem diferença entre os personagens a não ser a dublagem e os especiais, primeira fase muito longa, itens somem rápido, inimigos piscam devagar, etc… Claro que tudo isso pode ser melhorada na versão final do jogo que deve sair apenas ano que vem. Talvez o jogo se segure pelas referências e humor da própria equipe do 99 vidas, mas pela demo… Os beat´n ups dos anos 90 ainda são melhores. Por hora… Um Juju.

Assista abaixo o trailer de 99vidas: O Jogo:

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é 99Vidas: O jogo – Primeiras Impressões.

Por Akanadin.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s