BIGNADA FAQ: Por que os animes usam 3D ao invés de animação 2D tradicional?

BIGNADA FAQ: Por que os animes usam 3D ao invés de animação 2D tradicional?

FAQ! E aqui uma pergunta muito frequente de um assunto muito polêmico que é: Por que muitos animes estão passando a usar animação 3D ao invés de animação 2D tradicional?

Bignada FAQ - Por que os animes estão usando 3D ao invés de 2D tradicional
Bignada FAQ – Por que os animes estão usando 3D ao invés de 2D tradicional

Por que 3D ao invés de 2D nos animes?

A resposta é simples:

DINHEIRO. Porque 3D é barato que 2D, em geral.

No caso, tempo é dinheiro.

Goblin Slayer ending
Goblin Slayer CGI

Saiba um pouco de mais detalhes sobre isso abaixo:

2D animation is a traditional animation process that has been in existence for hundreds of years. Modern 2D animated videos can be created either by hand or via computer and requires one image to be followed by another in a slightly different position, followed by yet another image in another position and so on in order to create movement. They produce a flat image that has movement and is represented in the height and width dimensions, but not depth. Before the use of computer technology became the primary vehicle for image creation and manipulation, these images were created by hand.

Today, most 2D animated movies are created using computer animation software, though to varying degrees. Even if the animated images are hand drawn, they are often colorized and transferred to the cels using computers. Others are created entirely on computers.

3D animation differs significantly from 2D, both in terms of the process used to create it but the end result as well. 3D animation produces a more realistic character that is represented in all three dimensions (height, width and depth). All 3D animation with the exception of stop motion animation is created using computer software applications.

The main benefit of 3D animation over 2D animation, beyond the obvious ability to create a more lifelike character with realistic textures, is that 3D objects, once created, can be treated much like a physical object or an actor.

You can change the lighting or move the camera, much like you can in traditional motion picture filming, by simply dragging the object and moving it within the application. With 2D animation, everything is drawn including the camera angle and light source, making it much more difficult to change a scene during the editing process.

Fonte: Quora

Em uma tradução livre do texto:

Animação 2D é um processo de animação tradicional que existe há centenas de anos. Os vídeos animados 2D modernos podem ser criados manualmente ou via computador e requerem que uma imagem seja seguida por outra em uma posição ligeiramente diferente, seguida por outra imagem em outra posição e assim por diante, para criar movimento. Eles produzem uma imagem plana que tem movimento e é representada nas dimensões de altura e largura, mas não em profundidade. Antes do uso da tecnologia de computador se tornar o principal veículo de criação e manipulação de imagens, essas imagens foram criadas manualmente.

Hoje, a maioria dos filmes animados 2D é criada usando software de animação de computador, embora em graus variados. Mesmo que as imagens animadas sejam desenhadas à mão, elas geralmente são coloridas e transferidas para os cels usando computadores. Outros são criados inteiramente em computadores.

Animação 3D difere significativamente de 2D, tanto em termos do processo usado para criá-lo, mas o resultado final também. Animação 3D produz um personagem mais realista que é representado em todas as três dimensões (altura, largura e profundidade). Toda a animação 3D, com exceção da animação stop motion, é criada usando aplicativos de software de computador.

O principal benefício da animação 3D sobre a animação 2D, além da óbvia capacidade de criar um personagem mais realista com texturas realistas, é que os objetos 3D, uma vez criados, podem ser tratados de maneira muito parecida com um objeto físico ou um ator.

Você pode alterar a iluminação ou mover a câmera, da mesma forma que pode em filmagens de filmes tradicionais, simplesmente arrastando o objeto e movendo-o dentro do aplicativo. Com a animação 2D, tudo é desenhado, incluindo o ângulo da câmera e a fonte de luz, tornando muito mais difícil mudar uma cena durante o processo de edição.

E é isso aew. Com base nisso… A galera que tem aversão a animação em 3D/CGI vai ter que simplesmente aceitar que sem isso muitos animes não conseguiriam cumprir seus prazos de lançamentos (Overlord, Goblin Slayer, etc…) ou sequer existiriam (Berserk, Souten no Ken, etc…).

Souten no Ken Anime
Souten no Ken Anime

Em animes medievais que apresentam grandes exércitos como Berserk, Overlord, Arslan Senki, Ulysses: Jeanne d’Arc and the Alchemist Knight e outros… A maneira mais eficaz é usar CGI.

Arslan Senki - CGI Army
Arslan Senki – Exército em CGI
Overlord Army CGI
Overlord – Exército em CGI

Outra questão é animar personagem com armadura completa como o Goblin Slayer ou os Death Knight de Overlord é muito difícil em 2D normal, então é melhor fazer em CGI.

Goblin Slayer ending
Goblin Slayer CGI
Overlord Death Knight
Overlord – Death Knight

Mesmo que a galera não goste, animação em CGI é uma forma de arte válida e necessária para os animes. E, se hoje ainda não está ainda ideal do ponto de vista de qualidade, a tendência é a técnica evoluir cada vez mais.

E já há animes como Goblin Slayer que já usam de forma fez eficaz e sutil a animação em CGI.

Sendo otimista… Um dia provavelmente teremos animes que usam CGI de forma tão parecida com 2D tradicional como faz o game Dragon Ball FighterZ.

Dragon Ball FighterZ CGI
Dragon Ball FighterZ CGI

Que indiscutivelmente é uma arte de animação muito bonita e que foi muito bem aceita por todos.

Bignada FAQ - Por que os animes estão usando 3D ao invés de 2D tradicional
Bignada FAQ – Por que os animes estão usando 3D ao invés de 2D tradicional

Enfim… Aceitem que dói menos. 🙂

Fiquem ligados para mais notícias sobre CGI e outras técnicas de animação aqui no Bignada.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é BIGNADA FAQ: Por que os animes usam 3D ao invés de animação 2D tradicional?

Por Bruno Akanadin.

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Autor: Akanadin

Akanadin, o criador e dono do blog Mundo Bignada.

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