BIGNADA FAQ: Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel?

BIGNADA FAQ: Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel?

FAQ! E aqui para responder mais uma dúvida da galera que surgiu hoje com o anúncio repentino da Marvel sobre um novo filme em produção.

Bignada FAQ - Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel
Bignada FAQ – Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel

Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu?

A resposta é:

Shang Chi é um super-herói asiático lutador de artes marciais dos quadrinhos da Marvel.

Saiba mais detalhes sobre o personagem abaixo:

Shang-Chi (em chinês: 上氣 , transl. shàng qì, literalmente A ascensão do espírito) muitas vezes chamado de Mestre do Kung Fu, é um super-herói das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. O personagem foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin, aparecendo pela primeira vez em Special Marvel Edition #15 (dezembro de 1973) na Era de Bronze das histórias em quadrinhos.

Special Marvel Edition #15 - Primeira Aparição do Mestre do Kung Fu
Special Marvel Edition #15 – Primeira Aparição do Mestre do Kung Fu

Shang-Chi foi criado durante a década de 1970, o período dos filmes de artes marciais e da série de televisão Kung Fu. A Marvel obteve a licença de Fu Manchu de Sax Rohmer, que foi incorporado na origem do herói.

Shang-Chi é um mestre extraordinário de todos os estilos de wushu, tanto em combates desarmados, quando armados, incluindo o uso do bastão gun, nunchaku e jian.

Master of Kung Fu Shang chi
Shang Chi – Mestre do Kung Fu

Mais tarde, ao ingressar nos Vingadores, em última instância, ganha o poder de criar incontáveis duplicatas de si mesmo.

Depois de testar o personagem em Special Marvel Edition, que anteriormente era uma revista de republicações, a editora trocou o nome da revista The Hands of Shang-Chi, Master of Kung Fu a partir do número 17, em 1974. Durou até a edição 125 (1983). Enquanto isso, Shang-Chi também apareceu na revista Deadly Hands of Kung Fu, dedicada aos personagens da Marvel que praticam artes marciais (como Punho de Ferro, Filhos do Tigre, Colleen Wing e Misty Knight).

O personagem foi concebido no final de 1972, para aproveitar o sucesso da série televisiva Kung Fu, estrelada por David Carradine.

Como não conseguiu autorização da Time Warner (que desde 1969 é dona da DC Comics), a editora adquiriu a licença de uso de Fu Manchu, um vilão da literatura pulp criado por Sax Rohmer.

The Hands of Shang-Chi - Master of Kung Fu
The Hands of Shang-Chi – Master of Kung Fu

Shang-Chi apareceu pela primeira vez em “Special Marvel Edition” #15 (Dezembro de 1973) por Steve Englehart e Jim Starlin. As 14 primeiras edições da revista traziam reedições de histórias de super-heróis da Marvel. Shang-Chi apareceu novamente na edição 16, e na edição 17 (Abril de 1974) o título foi mudado para “The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu”. Em meio ao sucesso das artes marciais nos Estados Unidos na década de 1970, a revista tornou-se muito popular, sendo publicada até a edição 125 (Junho de 1983), incluindo quatro edições “giant-size” e um anual. Ele co-estrelou com o Homem-Aranha em Giant-Size Spider-Man # 2[7] e Marvel Team-Up #84-85. Shang-Chi encontrou o Coisa em Marvel Two-in-One # 29. Special Collector’s Edition #1 (1975) republicou histórias de Deadly Hands of Kung-Fu #1-2; Deadly Hands of Kung-Fu Special #1; and Special Marvel Edition #15. Ele participou em crossovers com outros artistas marciais da Marvel, incluindo Tigre Branco, Punho de Ferro e Filhas do Dragão (Colleen Wing + e Misty Knight) e foi publicado regularmente em Deadly Hands of Kung Fu.

Por iniciativa do desenhista Paul Gulacy, o herói ganhou as feições do ator chinês Bruce Lee.

Master of Kung Fu Paul Gulacy
Mestre do Kung Fu por Paul Gulacy

Paul Gulacy era um fã de cinema, e muitos personagens foram inspirados em estrelas de cinema: Juliette em Marlene Dietrich, James Larner em Marlon Brando, Clive Reston (muitas vezes amplamente insinuado como sendo o filho de James Bond, bem como o sobrinho-neto de Sherlock Holmes), ocasionalmente, se parecia com Basil Rathbone e Sean Connery, e um personagem menor Ward Sarsfield (inspirado no nome real de Sax Rohmer, Arthur Henry Sarsfield Ward) que se parecia com David Niven. Em Master of Kung Fu #19, Shang-Chi (já com as feições de Bruce Lee) conhece um lutador chamado Lu Sung, o lutador possuía o rosto parecido com o de Carradine e ostentava um bigode.

The Return of Shang Chi - Master of Kung Fu: Bleeding Black (1990)
The Return of Shang Chi – Master of Kung Fu: Bleeding Black (1990)

Shang-Chi teve mais duas séries curtas: Master of Kung Fu: Bleeding Black (1990) e a minissérie do selo Marvel MAX, Master of Kung Fu: Hellfire Apocalypse (2002), novamente com a arte de Paul Gulacy.

Master of Kung Fu Marvel Max
Master of Kung Fu Marvel Max

O personagem teve duas histórias na série antológica Marvel Comics Presents, incluindo uma roteirizada por Moench, publicada nos primeiros oito números da série em 1988, e co-estrelou uma história com o Cavaleiro da Lua em Moon Knight Special (1992). Em 1997, um arco de história estrelado por Shang-Chi foi lançado em Journey into Mystery # 514-516, e teve a intenção de publicar uma minissérie do personagem em 1998.

Shang Chi and Wolverine
Shang Chi e Wolverine

Embora tenha sido criado em uma série com personagens licenciados, Shang-Chi é um personagem de propriedade da Marvel e foi firmemente estabelecido como parte do Universo Marvel, com participações em vários outros títulos, como Marvel Team-Up, Marvel Knights e X-Men. A maioria dos personagens originais licenciados no elenco de apoio foram eliminados nas séries e histórias mais recentes. Em 2015, a editora anunciou que obteve a licença apenas para republicar as histórias dos anos 70.

Shang Chi Heroes for Hire
Shang Chi em Heróis de Aluguel

Em algumas de suas aparições modernas, seu pai é mencionado como um vilão em termos enigmáticos ou usando uma variedade de novos nomes, porque a Marvel não tem mais os direitos de Fu Manchu. Em Secret Avengers #6-10, o escritor Ed Brubaker oficialmente contornou toda a questão através de um enredo onde um grupo desonesto de agentes de S.H.I.E.L.D. ressuscitaram uma versão zumbificada de Fu Manchu apenas para descobrir que “Fu Manchu” era apenas um pseudônimo; que o pai de Shang-Chi era realmente Zheng Zu, um antigo feiticeiro chinês que descobriu o segredo da imortalidade.

Shang Chi
Shang Chi

Shang-Chi retornou como personagem principal na revista em quadrinhos Heroes for Hire de 2007, e tanto ele como vários personagens de seu elenco de apoio aparecem na minissérie Wisdom daquele ano. Shang-Chi apareceu em Wolverine: First Class #9.

Fonte: Wikipédia

Atualmente o personagem apareceu durante Marvel Legacy numa história one shot Master of Kung Fu #126.

Master of Kung Fu #126 (2017)
Master of Kung Fu #126 (2017)

E é isso aew. É um ótimo personagem que, apesar de nunca ter sido super popular, sempre esteve por aí nas histórias mesmo que com grandes hiatos sem aparecer.

Bignada FAQ - Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel
Bignada FAQ – Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel

Altas expectativas para o filme que será produzido pela Marvel Studios.

Fiquem ligados para mais novidades sobre Mestre do Kung Fu e outros filmes da Marvel aqui no Bignada.

Mundo Bignada, onde nada é um novo mundo e nada é BIGNADA FAQ: Quem é Shang Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel?

Por Bruno Akanadin.

Anúncios

Autor: Akanadin

Akanadin, o criador e dono do blog Mundo Bignada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s